Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

25 setembro 2006

Apreciação Geral do Blog

A turma acha interessante a iniciativa...

4 Comments:

At 25/9/06 18:44, Anonymous Anónimo said...

Olá a todos! Desde já queremos felicitar o Professor Couto pela sua iniciativa. E como já dizia o sábio Luís de Camões:

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

Luís de Camões

Em suma, pensamos que esta iniciativa e criação de condições para que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas deve de se tornar obrigatoriamente uma realidade. Já que a cada dia que passa, se torna uma necessidade urgente e inadiável. Assim finalizamos de modo satisfatório proferindo que "a mudança é possível sempre que se construam as condições políticas, culturais, organizacionais e formativas necessárias para que os professores e professoras recuperem a paixão de educar com inteligência, emoção e sentido de ético, ou seja com profissionalidade"

Sara Silva
Salomé Rodrigues

 
At 29/9/06 15:19, Anonymous Anónimo said...

Olá...
Tal como já dissemos, esta iniciativa, proposta pelo Professor Couto, é muito interessante.
Através de um simples "clique" entramos num espaço só nosso e que transcende o espaço sala de aula. Aqui podemos pedir e fazer intercâmbio de informações entre nós que, com certeza, contribuirão para a nossa formação...
Assim, deixo-nos (não a vós, mas a nós) um pedido: vamos partilhar a nossa prática, porque acredito que muitas boas podem fazer muitas extraordinárias… Basta partilhar e aprender em conjunto!!!
Bem-haja a todos quantos nos visitam...

Sílvia Ferreira

 
At 3/10/06 21:12, Anonymous Anónimo said...

Vai...



Para sonhar o que poucos ousaram sonhar. Para realizar aquilo que já te disseram que não podia ser feito. Para alcançar a estrela inalcançável.

Essa será a tua tarefa: alcançar essa estrela. Sem quereres saber quão longe ela se encontra; nem de quanta esperança necessitarás; nem se poderás ser maior do que o teu medo.

Apenas nisso vale a pena gastares a tua vida.

Para carregar sobre os ombros o peso do mundo. Para lutar pelo bem sem descanso e sem cansaço. Para enxugar todas as lágrimas ou para lhes dar um sentido luminoso.

Levarás a tua juventude a lugares onde se pode morrer, porque precisam lá de ti. Pisarás terrenos que muitos valentes não se atreveriam a pisar. Partirás para longe, talvez sem saíres do mesmo lugar.

Para amar com pureza e castidade. Para devolver à palavra "amigo" o seu sabor a vento e rocha. Para ter muitos filhos nascidos também do teu corpo e - ou - muitos mais nascidos apenas do teu coração.

Para dar de novo todo o valor às palavras dos homens. Para descobrir os caminhos que há no ventre da noite. Para vencer o medo.

Não medirás as tuas forças. O anjo do bem te levará consigo, sem permitir que os teus pés se magoem nas pedras. Ele, que vigia o sono das crianças e coloca nos seus olhos uma luz pura que apetece beijar, é também guerreiro forte.

Verás a tua mão tocar rochedos grandes e fazer brotar deles água verdadeira. Olharás para tudo com espanto. Saberás que, sendo tu nada, és capaz de uma flor no esterco e de um archote no escuro.

Para sofrer aquilo que não sabias ser capaz de sofrer. Para viver daquilo que mata. Para saber as cores que existem por dentro do silêncio.

Continuarás quando os teus braços estiverem fatigados. Olharás para as tuas cicatrizes sem tristeza. Tu saberás que um homem pode seguir em frente apesar de tudo o que dói, e que só assim é homem.

Para gritar, mesmo calado, os verdadeiros nomes de tudo. Para tratar como lixo as bugigangas que outros acariciam. Para mostrar que se pode viver de luar quando se vai por um caminho que é principalmente de cor e espuma.

Levantarás do chão cada pedra das ruínas em que transformaram tudo isto. Uma força que não é tua nos teus braços. Beijá-las-ás e voltarás a pô-las nos seus lugares.

Para ir mais além. Para passar cantando perto daqueles que viveram poucos anos e já envelheceram. Para puxar por um braço, com carinho, esses que passam a tarde sentados em frente de uma cerveja.

Dirás até ao último momento: "ainda não é suficiente". Disposto a ir às portas do abismo salvar uma flor que resvalava. Disposto a dar tudo pelo que parece ser nada. Disposto a ter contigo dores que são semente de alegrias talvez longe.

Para tocar o intocável. Para haver em ti um sorriso que a morte não te possa arrancar. Para encontrar a luz de cuja existência sempre suspeitaste.

Para alcançar a estrela inalcançável.


(Paulo Geraldo)

Não me levem a mal, mas entrei no blog direccionando-me, em especial, ao grupo em causa (Educação de Infância, 4ºano ESE Jean Piaget-Vila Nova de Gaia).
Está-se a aproximar uma fase muito difícil! No entanto, não quer dizer que esta seja impossível. De facto é uma das etapas da vida que cada um de nós sente ser muito importante e decisiva.(Mas podem crer que haverá muitas mais e piores...)
A mensagem que quero transmitir é, sobretudo, no sentido de encorajar todos os que até aqui chegaram a prosseguir, a procurar a verdadeira essência da vida e, de modo a que nunca se diga: "Eu não consigo", se nem sequer tentaste!!!

Vamos nos esforçar, vamos PARTILHAR, vamos nos UNIR, "...para alcançar a estrela inalcançável."

Vânia Leal

 
At 4/10/06 17:38, Anonymous Anónimo said...

Assim está bem. Gerando-se discussão, este espaço começa a fazer sentido. Parabéns a todas as educadoras que nele têm participado. Partilha da ideia da Vânia Leal. A vida é a única possibilidade de que dispomos para SER em plenitude. E os outros, aqueles e aquelas com quem nos deparamos diariamente, nos mais variados contextos, são o melhor da vida. Todas vocês fazem parte da minha vida. No dia em que acabarem o curso e partirem para a realização de outros sonhos pessoais, familiares e profissionais, ficarei certamente mais pobre. É sempre assim. Mas das brumas da saudade brota a certeza de que estão bem e levaram um pouco de mim. Umas mais do que outras. Mas a todas me entreguei por igual, na esperança de semear pequenos "saberes" e despertar competências para se converterem progressivamente em excelentes Educadoras.
Ficarão todas no meu coração. Para sempre e em mim ficará também aquilo que me têm dado. Sou convosco aquilo que não seria sozinho. Têm-me ajudado a ser melhor "Educador" e a aprender a aprender.
Também eu lhes desejo coragem, capacidade de trabalho e, sobretudo, um grande espírito de grupo e de cooperação nesta recta final de curso.

Um beijo
JMCouto

 

Enviar um comentário

<< Home