Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

11 outubro 2006

Educação e Responsabilidades


Salomé Rodrigues

3 Comments:

At 12/10/06 17:55, Anonymous Anónimo said...

Um bom tema Salomé!

Afinal de quem é a responsabilidade da educação? Pois como sempre é nossa!
Só gostava de vos deixar a pensar numa situação. Será que o insucesso escolar e a falta de interesse das crianças/alunos não se deve também á cientificidade excessiva das metodologias utilizadas? Será que os Educadores/ Professores não deveriam de mudar o seu "livro de receitas" ou construir um próprio?
"Vale a pena pensar nisto"

Beijocas Sara

 
At 12/10/06 22:58, Anonymous Anónimo said...

Quem publicou a BD? A Salomé?
De forma breve direi apenas que concordo com as palavras da Sara. Será que o insucesso escolar, que quase sempre conduz a outros tipos de insucesso ao longo da vida, se fica sempre a dever ao comportamento dos alunos? Quem assumirá responsabilidades? O que seria de muitos professores se tivessem que indemnizar os respectivos alunos pelo mal que lhes fizeram, isto é, por não os terem amado ao ponto de os ajudarem a crescer aos mais variados níveis!!!

Façam o favor de se preparar bem, de aproveitar o momento presente para aprofundar conhecimentos, partilhar e consolidar experiências e competências para não terem de vir, de facto, a pagar "avultadas indemnizações", nem que seja ao nível da consciência.
Obrigado por me obrigarem também a reflectir sobre estas questões.
Um beijo
JMCouto

 
At 13/10/06 21:30, Anonymous Anónimo said...

Concordo que a "culpa" é sempre nossa, mesmo que não tenhamos culpa nenhuma.
Olhando para os anos de esolaridade transactos, vejo que todos os professores tiveram influência no que hoje me tornei e nos meus actuais interesses. Quase todos tiveram uma influência positiva na minha vida e todos eles deixaram um pouco de si e de algo em que acreditam em mim. Aprendi a gostar de coisas que nunca pensei vir a gostar e, infelizmente, comecei a "pôr de lado" coisas que me interessavam, principalmente ao nível das disciplinas.
A que mais me lembro foi Matemática... Sempre gostei de Matemática e sempre foi boa aluna a esta disciplina, mas no 11º ano apanhei uma professora que, perdoem-me, não sabia dar aulas... E o mais me desagradava na maneira dela dar a aula era de mandar-nos fazer um exercício e de o fazer rapidamente no quadro, sem nos dar tempo de pensar...
Nos princípios fazia por mim, mas quando ia a corrigir já ela tinha apagado a resolução do exercício do quadro e tinha que pedir às minhas colegas para me deixarem corrigir, mas como tinha vergonha de pedir comecei a copiar pelo quadro, tal como ela queria e hoje sinto-me incapaz de resolver alguns exercícios graças a ter perdido bases nessas matérias...
E quando não percebia a resolução do exercício e lhe pedia para me explicar? ela explicava sempre da mesma maneira. Fosse uma vez, duas ou três, o que me fazia sentir burra e incapaz de perceber...
Mas não sou infeliz!!! Sei fazer tudo o que precisamos na vida do nosso quotidiano, pois a matéria que pouco domino são os limites...
Mas foi pena, porque podia ter tido outro aproveitamento, mas a culpa, como sempre se diz´, é dos alunos, logo minha porque não me esforcei :)
Bem, se houvesse indemnizações eu pedia-lhe, lol.

BEIJOS,
Sílvia Ferreira

 

Enviar um comentário

<< Home