Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

24 outubro 2006

"O quadro que não quer acabar"


“Há livros de que apenas é preciso provar, outros que têm de se devorar, outros, enfim, mas são poucos, que se tornam indispensáveis, por assim dizer, mastigar e digerir.” Francis Bacon
Por isto e muito mais os livros desempenham um papel tão importante e fundamental no crescimento (intelectual) de cada um de nós, e foi a pensar nisto que encontramos um novo livro, intitulado “O quadro que não quer acabar”, de Celeste Maia que apesar de ainda não o conhecermos, sabemos que se trata de uma história não convencional; além disto ficamos bastante interessadas quando lemos algumas palavras do seu recenseador, António Couto Viana, que entre outras coisas refere que “o quadro lhes dera a conhecer um mundo novo e aventuroso, rico de sonho e imaginação, distante da vida monótona que haviam conhecido até ali. E, como diria Sebastião da Gama: "Pelo sonho é que vamos!"”

Queremos também informar, que este livro irá ter o seu lançamento no dia 16 de Novembro às 10h30 e 14h30, na Biblioteca Municipal de Gaia, a entrada é livre e o publico alvo é o infanto-juvenil.

Para quem o quiser adquirir:
Titulo: “O quadro que não quer acabar”
Autor: Celeste Maia
Editora: Dom Quixote
Categoria: Literatura - Conto
Ano: 2006

Ana Monteiro
Cecilia Pinto
Vera Magalhães

3 Comments:

At 24/10/06 20:20, Anonymous Anónimo said...

Excelente ideia esta a de um quadro, narrativa aberta. A própria capa remete para alguma intriga, em que não se sabe exactamente o que faz a criança em cima da árvore, como foi lá parar, o que lhe irá acontecer a seguir: a ela e aos macaquinhos. Além disso, o que está a fazer a personagem aparentemente fora do quadro? Porquê as cores usadas? O quadro descreve uma cena, mas levanta uma série de interrogações que poderão dar origem a uma nova história. Por que não (re)inventar uma história a partir da imagem?
Sugiro que alguém a inicie, numa espécie de livro branco, aberto. Todos ficaríamos com ele, pelo menos dois dias. Cada um de nós dar-lhe-á continuidade, com ilustrações e tudo: desenho, colagens...

Vamos a isso?
Aceitam o desafio?
Falem-me disso na próxima aula, por favor!!!

JMCouto

 
At 24/10/06 21:45, Anonymous Anónimo said...

A proposta do professor Couto é muito interessante, pois tenho a certeza que a história resultante daquela pequena imagem iria abranger o campo do imaginário, do maravilhoso e da fantasia, e tenho a certeza que na mesma estaria boas ilustrações!
Falamos para a próxima semana!

Ana Monteiro

 
At 24/10/06 22:56, Anonymous Anónimo said...

A proposta do professor é muito interessante.
Quando li o comentário do professor, lembrei-me logo das crianças do jardim de infância. Como seria interessante pegar numa imagem e todas as semanas essa mesma imagem ia para as suas casas e conjuntamente com os pais escreviam a história.
Eunice Cunha

 

Enviar um comentário

<< Home