Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

14 novembro 2006

"Contos de encantar dos tempos modernos"...

Os contos de encantar já são todos muito, muito antigos, mas decerto não teriam o mesmo desenrolar se fossem feitos ou contados agora... Senão, vejamos... Aposto que a Cinderela jamais teria dormido junto à lareira a sonhar com o dia em que não teria de passar os vestidos das irmãs e da madrasta a ferro. Se fosse agora a família da Cinderela teria uma empregada doméstica e a madrasta e as irmãs usariam fatos em poliéster, que não necessitam de ser engomados. Além disso, se a Cinderela fosse obrigada a tocar numa vassoura ou pano do pó, processaria a família por maus tratos e teria direito a notícia de abertura num qualquer telejornal. Quanto à história da Branca de Neve... meus amigos... a madrasta da Branca de Neve não teria de ficar angustiada com o facto de a enteada ser mais bela. Consultaria um cirurgião plástico e resolveria o problema com um nariz helénico, uns lábios grossos e contornados e uns olhos rasgados. E a Branca de Neve nunca iria fugir para uma pobre e triste cabaninha no meio da floresta... nada disso. A nossa menina iria alojar-se num condomínio fechado frente ao mar, com piscina aquecida, health club e segurança 24 horas. E não iria ficar a dormir à espera de um qualquer príncipe, em vez disso iria para uma discoteca da moda tentar conquistar um trintão charmoso. Na história moderna da Capuchinho Vermelho a avó, em vez de pedir que a neta lhe levasse o lanche, telefonaria para um restaurante take-away para pedir Bife três pimentas com batatinhas novas e cenouras salteadas. Convidaria a neta para almoçar e esta dirigir-se-ia até à casa da avó num magnífico descapotável vermelho. Mais tarde o caçador e o lobo mau apareceriam para tomar café. Ah, e o lobo levaria meio quilo de miniaturas de bolas de berlim para a avozinha. ... Enfim Histórias adaptadas aos tempos modernos.
Beijos Sara Silva

3 Comments:

At 15/11/06 18:37, Anonymous Anónimo said...

olá!

Olha Sara, são muito divertidos estes novos formatos, das histórias que apresentaste. Realmente, com as soluções que deste adaptadas aos nossos tempos modernos, estas personagens não teriam problemas nenhuns..! É a era moderna!!

Beijocas
Eva

 
At 15/11/06 21:07, Anonymous Anónimo said...

Olá.
Esta é mesmo uma critica à nossa sociedade. De facto, parece que se elas personagens vivessem nos nossos dias nao passavam por tantas dificuldades...Como a Eva diz: "é a era moderna!!"

Beijos,
Sílvia Ferreira

 
At 18/11/06 15:52, Blogger Carla Marina said...

Há histórias que cabem no pensamento mágico de todos os tempos...
Beijocas

 

Enviar um comentário

<< Home