Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

25 setembro 2006

As TIC no estágio

Colegas,
Se alguma vez realizaram alguma actividade relacionada com as TIC (tecnologias de informação e comunicação), partilhem connosco a vossa experiência de estágio: o que correu bem, o que poderá ter corrido menos bem, a reacção das crianças, que material multimédia/didáctico utilizaram...

Rocha, Sousa e Silva

4 Comments:

At 1/10/06 16:53, Anonymous Anónimo said...

Olá a todas!
Vou partilhar convosco a minha experiência com as TIC no estágio. As crianças queriam saber o que era o cordão umbilial, e para tal, decidi fazer uma pesquina na internet, onde procurei imagens que ilustrassem o cordão umbilical.
Fiz a apresentação das imagens(com pequenas frases explicativas), em PowerPoint.
Posso vos dizer que a nossa conversa durou uma hora e as crianças estavam entusiasmadas, fascinadas por verem as palavras aparecerem com vários efeitos.
Na minha opinião as TIC são uma forma didática e pedagógica de conseguirmos entusiasmar, incentivar e de tranmitir de uma forma mais real (por exemplo, através de imagens verdadeiras), o tema que as crianças têm curiosidade e interesse.

Queria agradecer ao Professor Couto esta oportuneidade que nos deu para podermos partilhar as nossas experiências e opiniões.

Eunice

 
At 5/10/06 14:59, Anonymous Anónimo said...

Obrigada, Eunice.
No ano lectivo passado, também utilizei o PowerPoint para contar histórias. Entendo bem o fascínio das tuas crianças, pois as minhas também se mostraram encantadas.
Ana Rocha

 
At 5/10/06 15:48, Anonymous Anónimo said...

Olá!
Ana, não tens que agradecer, pois a ideia do blog é a partilha de experiências. E só tenho pena que mais ninguém tenha partilhado a sua!

Eunice Cunha

 
At 7/10/06 01:17, Anonymous Anónimo said...

Olá pessoal!

Queria também partilhar com vocês uma experiência de estágio que mantive no ano passado na sala dos 5 anos.
A minha actividade foi muito idêntica à da Eunice pois esta actividade baseou-se no visionamento da história da “Cinderela” em Power Point.
Pois bem já tinha proporcionado diversas vezes ás crianças o contacto com histórias onde as crianças faziam a sua própria leitura através das imagens e de recordações verbais que tinham sobres as mesmas, ou seja, de ouvirem outros adultos contarem. Contudo decidimos em conjunto que havia outras formas de contar historias, como ouvir alguém a contar, através de desenhos, através de livros, através do rádio, da televisão, etc. Foi nesta altura que eu decidi falar ás crianças de novas tecnologias que também davam para contar historias e as quais a maioria das crianças desconheciam, como o videoshow, o retroprojector, o projector de slides, o computador, etc. como já era de prever as crianças debruçaram-se mais sobre o computador porque apesar de não ter contacto com ele era a única tecnologia que eles possuíam uma pequena representação, mas eu acreditei porque “ Temos de saber que a criança é um ser activo e que a actividade lhe é absolutamente necessária, pois sem ela o desenvolvimento atrasa-se ou interrompe-se” , deste modo, decidimos tornar uma transmissão de cultura e de valores que a historia possui num momento lúdico e aceitável pela criança como um momento de prazer.
Se alguém estiver interessada nesta história, eu terei muito gosto em partilhá-la.

Beijinhos Sara Silva

 

Enviar um comentário

<< Home