Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

19 outubro 2006

Livros, literatura e afins

Dado que temos falado em livros, literatura e hábitos de leitura, partilho convosco um poema que encontrei ao pesquisar para o meu trabalho de grupo.

Livro
um amigo
para falar comigo
um navio
para viajar
um jardim
para brincar
uma escola para levar
debaixo do braço.
Livro
um abraço
para além do tempo
e do espaço.

Luísa Ducla Soares

Esta semana perguntei aos meus meninos, do ATL onde trabalho, o que o livro representava para eles. E eis a resposta do Nelson que está no 2º ano:

"Para mim o livro é o significado de sim, senão não podemos ler."

Achei uma delícia a resposta do Nelson. "Sim" de sou capaz... de ler, viajar, brincar, aprender...

Beijinhos a todas!
Ana Rocha

3 Comments:

At 19/10/06 18:29, Anonymous Anónimo said...

olá, Ana!

Gostei muito desta tua pesquisa! E sem conhecer o Nelson já concordo com ele! Só tenho pena que o factor tempo não me permita ler mais. Porque uma das minhas paixões é ler.
Obrigada Nelson por nos lembrares o quão bom é ler.

beijos Sara Silva

 
At 19/10/06 18:30, Anonymous Anónimo said...

Olá Ana.

Achei que o poema define de uma forma simples o significado mágico dos livros e os universos para onde eles nos transportam.

E as crianças, na sua inocência, sincera e clara, dizem logo o que lhes vai na alma, sem fazerem a ideia de como estão correctas.

Beijinhos
Diana Pereira

 
At 20/10/06 13:56, Anonymous Anónimo said...

Olá Ana!

Achei o teu poema interessante. É realmente verdade, o acto de ler um livro, dá-nos a capacidade de viajar, de imaginar, de sonhar, é muitas vezes um companheiro.

Beijinhos
Eva

 

Enviar um comentário

<< Home