Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

13 dezembro 2006

Brinquedos

Desde sempre as crianças brincaram com o que tinham à mão, pois brincar é uma preparação para a vida adulta, pela interiorização de habilidades e comportamentos.Hoje em dia, consoante as posses da família, os brinquedos e jogos existem em maior ou menor número, sendo que, mesmo sem eles, as crianças não deixam de inventar e criar brinquedos e brincadeiras.Desde as bonecas de trapos às casinhas de bonecas feitas de caixas de cartão, passando pelos carros de rolamentos ou pelas rodas de arame, quase todo o material pode ser transformado ou usado como brinquedo.

A idade adequada
Os brinquedos de que dispomos nas lojas foram concebidos por especialistas e testados com grupos de crianças.Assim se corrigem erros de concepção ou de procedimentos: alteram-se as regras de um jogo para o tornar mais desafiante, colocam-se mais adereços numa boneca, por exemplo, ou corrige-se o traçado de uma pista de carrinhos.Nesses testes "acerta-se" a definição do intervalo de idades adequadas, que depois virá indicada na embalagem.Normalmente (com as devidas excepções) os fabricantes não se enganam.A não ser que conheça muito bem a criança a que se destina o brinquedo ou jogo, confie e siga as indicações etárias referidas. Deste modo, pode evitar a frustração de um jogo ser demasiado complexo para uma criança muito pequena ou demasiado infantil para uma mais crescida.

Para sorrir
No seguimento das indicações que damos neste artigo, não resistimos a reproduzir algumas indicações retiradas de instruções mal traduzidas, respeitantes a um brinquedo que necessita de pilhas. Sorria.
- Um adulto tem sempre que tomar ou trocar pilhas. (...)
- Desperdiça pilhas correctamente - nunca jogar ao fogo ou prover de abrir a caixa das pilhas.
- Sempre guardar pilhas pequenas fora de alcance de crianças pequenos porque elas podem apresentar um risco de sufocação.
- Pilhas estão prejudiciais se elas estão tragadas. Tem que ir ao médico caso que criança tragar uma pilha pequena.
- Nunca dar um curto-circuito ás bornas de alimentação