A relação da criança com o livro
O segredo de toda a boa relação está em manter o prazer e o desejo de partilhar momentos mágicos. A relação entre a criança e o livro começa quase no berço e não acaba nunca.
A arte de ler não pertence a uma etapa concreta da nossa vida e acompanha-nos sempre, em todo o momento e em todo o lugar, assumindo uma série de papéis que vão mundando, mas que nunca perdem a sua importância. São múltiplas as sensações que a criança experimenta face ao livro nas diferenças etapas do seu crescimento:
Surpresa: perante fontes sonoras e gráficas que atraem a sua atenção.
Alegria: porque o integra como mais um brinquedo.
Entusiasmo: se der à criança um lugar no relato, se permitirmos realizar antecipações, brincar com as personagens, incluir-se no conteúdo...
Interesse: quando o relaciona com um momento compartilhado dentro das suas actividades quotidianas.
Prazer: ao reconhecer situações que vê e vive diariamente em ambientes que ela mesma frequenta e conhece, como, por exemplo, o jardim de infância, a casa das avós, o recreio, o parque, as mascotes, os amigos, etc.
Respeito: por esse livro que passa de brinquedo a recriar imagens, fantasias, realidades, dor, prazer e tantas coisas, ao mesmo tempo que enriquece o desenvolvimento e as aprendizagens.
Mas, cuidado! Como toda a relação, podem surgir sensações negativas:
Resistência: se lhe for imposto.
Apatia: se lhe apresentarmos materiais pouco apropriados para a sua idade e interesses.
Elizabeth; Eunice; Zita
1 Comments:
Uma das melhores maneira de entusiasmar as crianças pela leitura é os pais lerem também eles; como as crianças aprendem muito por imitação lá virá um "bichinho" pela leitura.
Experiência de filha e de mãe de um bebé de 14 meses que já se começa a entusiasmar pelos livros.
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