Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

18 janeiro 2007


António (2002): O Galo da Velha Luciana,
ilustrações de Elsa Navarro,
Vila Nova de Gaia: Gailivro
ISBN: 972-8723-65-2
O Galo da Velha Luciana é um livro publicado recentemente, em 2002, que nos fala de uma bonita história de amizade que foi crescendo aos poucos entre uma velha chamada Luciana e o seu galo muito especial. A velha tinha uma galinha que chocava 18 ovos por ano, um ano a galinha apenas chocou 1 ovo. Quando o pintainho nasceu era feio e nem sequer tinha penas. Ninguém gostava dele, mas um dia isso mudou quando o galo salvou a velhinha de se queimar na fogueira. A partir daí nasceu uma grande amizade. Um dia o galo entalou-se com uma moeda dourada que a velha tinha perdido. No dia seguinte o galo era o galo mais lindo da aldeia, ornamentado de penas douradas, crista violeta e bico azul.
Esta é uma obra lindíssima, com uma linda moral, que nos diz que não se deve julgar as pessoas pelo o que aparentam ser mas pelo o que realmente são. É uma obra repleta de valores. O valor mais evidente recitado nesta obra é a amizade, que é mais forte que tudo e não há nada que a compre, isto denota-se quando a velha Luciana diz “Não vendo!...Não há dinheiro que pague a amizade que tenho pelo bicho…”. É um livro que mostra a excelência da ilustradora pois tem um texto icónico que realça o texto verbal. Ao ler este livro, logo de inicio, somos remetidos para uma intertextualidade com a história do “Patinho Feio”, pois ao inicio, quando o galo nasceu ninguém gostava dele por ser diferente “E a galinha… recusou-se a abrir as asas para o abrigar…”, “Por todos abandonado…”.
É de facto um livro que vale a pena ler às crianças, com as crianças e pelas crianças pois tem fortes valores a desenvolver e apela aos conhecimentos literários anteriores da criança a ao imaginário, a partir do belo e harmonioso texto icónico.
Espero que gostem beijos Sara Silva