Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

09 janeiro 2007

A Lenda do Bolo-Rei


Quando o Menino Jesus nasceu, os três Reis Magos vindos do Oriente, foram adorar o Menino Jesus e dar-lhe presentes. Pelo caminho iam a discutir, porque queriam saber qual seria o primeiro a adorar o Menino.

Uma velhinha que passava na estrada ouviu a discussão e meteu-se na conversa, dizendo que lhes resolvia o problema. Assim, fez-lhes um bolo onde meteu frutos secos, um brinde e uma fava. A quem saísse o brinde seria o primeiro a adorar o Menino, quem saísse a fava seria o último, a quem não saísse nada era o segundo.

Contam os antigos que assim sucedeu. A Lenda espalhou-se por todo o mundo e ainda hoje é costume comer-se o bolo rei nesta época. Dizem que a côdea simboliza o ouro, o miolo e as frutas a mirra e o cheirinho que o bolo liberta o incenso.


EB1 de Cetos, 8 de Janeiro de 2004

Rafael Luís Pinto Rodrigues

Achei muito interessante espero que gostem!
Beijos Sara Silva

3 Comments:

At 9/1/07 22:07, Anonymous Anónimo said...

Obrigada Sara por esta deliciosa fatia de Bolo-Rei...
Não conhecia a lenda e, curiosamente, na semana passada na minha sala do Jardim falamos sobre alguns docinhos de Natal. E claro este destaca-se muito.

Vânia Leal

 
At 10/1/07 13:45, Anonymous Anónimo said...

olá.

Eu já conhecia esta lenda e por acaso a semana passada, no estágio, surgiu a oportunidade de eu a contar. Eu contei a lenda e as crianças adoraram. Disseram várias coisas sobre o bolo-rei e foi uma experiência interessante, uma vez que muitas das crianças nem sequer sabiam o que era o bolo-rei nem que frutos é que este levava.
Na minha opinião é importante falarmos com as crianças sobre o bolo-rei, uma vez que este faz parte das nossas tradições culturais.

 
At 12/1/07 20:06, Anonymous Anónimo said...

Olá!

Obrigada Sara por esta curiosidade, que sinceramente desconhecia tal origem..! Muito interessante, curta e clara!

Beijinhos
Eva

 

Enviar um comentário

<< Home