Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

02 outubro 2006

Adivinhas

Tenho folhas sem ser árvore
e falo sem ter voz;
se me abres,
não me queixo...
... adivinha quem sou.


Qual é coisa, qual é ela,
que se vê num minuto,
numa semana e num mês,
e num ano não se vê?

Voo sem asas,
assobio sem boca,
fustigo sem mãos
e não me vês nem me tocas.

"As adivinhas têm o condão de captar a atenção da criança pela sua musicalidade, ritmo e rima, bem como pelo enigma que encerram." (Mª Fe Quesada, 2004)

Há inúmeras publicações no mercado com adivinhas, rimas, trava-línguas, lengalengas, mas deixo-vos a referência da Colecção Montanha Encantada da Everest Editora. (www.everest.pt). Eu tenho alguns livros desta colecção se precisarem para trabalhos ou estágio.

Ah! Voltem a ler as adivinhas acima. Conseguem adivinhar o que é? Aguardo as vossas respostas!!! :)
Ana Rocha

8 Comments:

At 3/10/06 20:35, Anonymous Anónimo said...

A resposta à primeira adivinha é: o livro. Penso que este devia fazer parte do nosso dia a dia. Deviamo-nos entusiasmar na leitura dos mesmos e tentar (no mínimo!) entusiasmar todas as pessoas, sobretudo as crianças e jovens a lerem...
A solução à segunda adivinha é: o "m". a letra "m" encontra-se nas palavras "minuto", "semana" e "mês", mas não se encontra em "ano".
Já a terceira adivinha é: o vento.
Acertei? :)
Gostei destas adivinhas...

 
At 3/10/06 20:54, Anonymous Anónimo said...

Olá!
As adivinhas parecem fáceis...
A resposta à primeira adivinha é: o livro.
Penso que está na altura de lermos mais, lermos vários e diferentes livros... Penso que devíamos mergulhar e envolvermo-nos nesta leitura e tirar algo dela.
Já agora partilho convosco o livro que mais me tocou: "O Diário da Nossa Paixão". Já o li vezes sem conta e, por mais estranho que possa parecer, emociono-me e vivo-o tal como quando o li pela primeira vez. ;)
A solução à segunda adivinha é: a letra "m". Enquanto que as palavras "minuto", "semana" e "mês" têm a letra "m" na sua composição, a palvra "ano" não a tem.
Já a solução da segunda adivinha é: o vento. Ele voa, assobia e fustiga, mas nós não o vemos nem o tocamos, apesar de o podermos sentir.
Adivinhei as adivinhas?

Sílvia Ferreira

P.S.: Fui eu que respondi às adivinhas, mas esqueci-me de me identificar. :)

 
At 3/10/06 22:24, Anonymous Anónimo said...

Olá foi com muito gosto e entusiasmo que decidi dar resposta a estas adivinhas e já agora deixo outra no ar para quem a quiser adivinhar!
1: O livro
2: A letra M
3: O vento

Acertei? Espero que sim! e agora cá vai uma para suscitar a curiosidade?

O que será, que será,
que cresce na cabeça,
e quanto maior é,
menos cabelos tem?

Não percam o próximo episódio porque nós também não!
Sara Silva

 
At 5/10/06 15:15, Anonymous Anónimo said...

olá minhas caras colegas;)...
gostei muito das adivinhas...
e já que ninguém responde a da Sara... eu penso que são os cor..., ups enganei-me é a careca, não é?
um beijo para todas nós;)
com os melhores cumprimentos
Salomé Rodrigues

Adivinha:
Qual é a coisa qual é ela,
Que sobe e desce sem sair do lugar?

quem sabe?

 
At 7/10/06 13:55, Anonymous Anónimo said...

Olá!
A resposta à adivinha da Sara é a careca. Essa era fácil!!!
Agora à da Salomé não me ocorre a resposta. Mas será que é a água do poço?!
Fico à espera da resposta...
Já agora deixo umas adivinhas fáceis para me responderem:

"Tenho um tio
que é meu tio;
o meu tio tem um irmão,
o meu tio é meu tio
e o irmão do meu tio não.
Quem é ele?"


"Qual é a coisa
que está mais alta que o rei?"

e

"O que é,
pequeno em Lisboa
e grande no Brasil?".

Beijinhos
Sílvia Ferreira

 
At 7/10/06 14:49, Anonymous Anónimo said...

Vivam as adivinhas! :) Obrigada pela vossa participação.

Salomé, será que a resposta à tua adivinha é o elevador? É o meu palpite!

Sílvia, o irmão do teu tio é o teu papá!!!! A resposta à segunda é a coroa. O meu palpite para a terceira é o Cristo Rei.
Acertei?

Bjs, Ana

 
At 9/10/06 21:58, Anonymous Anónimo said...

Não resisto a deixar mais algumas adivinhas...
Fiquei muito entusiasmada! :)

“Por detrás de um muro branco,
há uma flor amarela
que se pode apresentar
ao próprio rei de Castela.”


“Qual é a palavra que tem quatro sílabas
e vinte e nove letras?”

e

“O que é, o que é?
Uma caixinha de bem-querer,
Abre e fecha sem ranger.”

Adivinhem...

 
At 3/3/13 12:49, Anonymous Anónimo said...

a.pai
b.croa
c. nao sei

 

Enviar um comentário

<< Home