Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

27 outubro 2006

Crianças para sempre

Comprei recentemente um livro que me tem encantado: Crianças para Sempre do conhecido psicólogo Eduardo Sá. Se tiverem oportunidade, não deixem de o ler.
"É bom ser (por dentro) criança para sempre. Ter a vista na ponta dos dedos, ver os «intestinos» das coisas e perguntar «porquê?». (...) É bom crescer com os pés na Terra... e com a cabeça na Lua, com projectos e com sonhos, sensiveis e sensatos, mas crianças... para sempre. Os pais não são uma enciclopédia nem os professores estão proibidos de de engasgarem. A escola, sejam quais forem os graus de ensino, pode ser um «jardim-de-infância», onde se brinque com os pais e com os professores na procura dos porquês."
"Como hei-de entender os meus pais quando eles parecem sentir-me, às vezes, tão complicado? terão sido, alguma vez pequenos como eu?... Tento percebê-los, mas reconheço que é muito difícil educá-los. Ás vezes desespero e, nos maus dias, chego a desabafar: «Educa uma criança os pais para isto!...»
SÁ, Eduardo, Crianças para Sempre, Lisboa: Oficina do Livro, 2006
Preço: 12.5€.
Agora que já vos abri o apetite, despeço-me com... boas leituras!
Ana Rocha

3 Comments:

At 27/10/06 18:06, Anonymous Anónimo said...

Olá!

Parece ser interessante o livro que nos referiste Ana, e parece não ser caro. Obrigada Ana, por partilhares connosco!

Beijinhos
Eva

 
At 28/10/06 13:15, Anonymous Anónimo said...

Ana,
não conhecia. Já me tinham falado do livro, mas sem grandes pormenores. Obrigado pela sugestão. Trata-se de um homem que sabe o que diz e fá-lo com grande paixão pelo mundo da educação.

JMCouto

 
At 31/10/06 11:02, Blogger Educação de Infância - 4º ano said...

Olá Ana, ainda bem que nos sugeriste este livro. Não conheço, mas parece-me bastante interessante e, quanto a mim, penso que ajudará a todas nós reflectir sobre a nossa própria prática e sugerir-nos-á que devemos manter uma relação com a família para podermos conhecer, ainda melhor, as crianças.
Numa das citações que colocaste consigo observar-me, pois gosto de viver e fazer as coisas com a "cabeça em terra", mas desejo ter sempre este espírito de viver um pouco no sonho. Devemos sonhar que conseguimos alcançar as estrelas para, tal como nos diz a professora Cândida, atingirmos, pelo menos, o cimo das árvores.
Obrigada pela tua sugestão, tentarei lê-lo assim que seja possível.

CarlAlmeida

 

Enviar um comentário

<< Home