Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

20 outubro 2006

Jogo do Caracol

Ainda se lembram como se joga?

O que é necessário para jogar?
- Podem participar vários jogadores.
- Pequenas pedras e giz ou um pau para "desenhar" se o chão for de terra batida.
- Para jogar é necessário um terreno amplo e sem obstáculos, para evitar acidentes.

Como jogar?
Usar o giz ou o pau para desenhar no chão uma grande espiral (Caracol) com duas ou três voltas. As voltas devem ser largas, de forma a que os jogadores se movimentem com relativa facilidade.
O primeiro jogador coloca-se no início do Caracol e atira a sua pedrinha. O jogador, sempre ao pé-coxinho, deve empurrar a pedra com a ponta do pé até chegar ao centro do Caracol.
A pedra não pode sair de dentro das linhas que definem o Caracol e também não pode tocar essas mesmas linhas. Se isso acontecer, o jogador perde a vez para o jogador seguinte e assim sucessivamente.

Qual o objectivo do jogo?
• chegar ao centro do Caracol sem perder;
• ou ser o primeiro a chegar ao centro do Caracol.

Vocês lembram-se de jogar? Acham que se fomentar-mos estes jogos no nosso estágio as crianças vão gostar?

Beijos Grandes

Salomé Rodrigues

3 Comments:

At 20/10/06 00:29, Anonymous Anónimo said...

Olá Salomé.

Nunca joguei esse jogo, mas parece ser divertido e engraçado. Julgo que estes jogos devem, sem dúvida, ser jogados com as crianças, podendo ser adaptados às diferentes idades e necessidades.

Beijinhos
Diana Pereira

 
At 20/10/06 01:18, Anonymous Anónimo said...

Olá, Salomé!

Só tu! És única! Quem não se lembra destes jogos que preenchiam os nossos tempos livres, que nos faziam sorrir, chorar, mas acima de tudo conviver.
Obrigada por me lembrares estes tempos únicos e felizes.
Ah! Já agora na segunda leva o giz. LOlolol

Beijos Sara

 
At 20/10/06 14:04, Anonymous Anónimo said...

Olá Salomé!

Conheço imensos jogos de quando era criança, era um dos meus passatempos favoritos, adorava passar horas naquilo, mas este desconhecia totalmente..! Mas já o tenho na cabeça, e tou ansiosa por o pôr em prática com as minhas crianças!

Beijinhos
Eva

 

Enviar um comentário

<< Home