Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

15 novembro 2006

A Invenção da Escrita

A escrita foi inventada já há mais de 5000 anos pelo povo sumério.Este povo vivia numa região chamada Mesopotâmia, local onde surgiram as primeiras civilizações urbanas, trabalhavam na agricultura e criavam animais.
Não se sabe exactamente como fizeram tal invenção, mas como estas civilizações eram formadas por pequenas comunidades sob a autoridade de um rei e perante a necessidade de controlar os seus bens, surgem então os primeiros registos relacionados com as quantidades de sacos de grãos ou cabeças de gado.
Os sumérios para contarem os animais que tinham, faziam recipientes com a mesma forma dos animais que possuíam...
... e por cada animal, deitavam no recipiente pequenas bolas de barro. Como este processo era um pouco complicado, um dia lembraram-se de desenhar os animais numa placa de barro e fazerem por baixo um tracinho por cada animal.Estas placas, uma vez escritas, eram secas ao Sol. Os sumérios utilizavam para escrever, objectos de metal, osso e marfim, pontiagudos numa das pontas. No início, as placas de barro só serviam para registos contáveis, mais tarde foram utilizadas para narrações históricas e relatos épicos. Estas informações chegaram até nós, em virtude do descobrimento de uma biblioteca daquele tempo, onde se encontraram documentos administrativos, históricos e religiosos. As placas encontradas estavam guardadas em cestos e caixas de madeira com inscrições para poderem ser localizadas. Este tipo de escrita ficou conhecido por escrita cuneiforme, porque os caracteres tinham a forma de cunha.

FIM

Carina, Cristiana e Eva

2 Comments:

At 15/11/06 23:54, Anonymous Anónimo said...

Boa ideia. Informação pertinente e útil para qualquer educador.
Obrigado!

 
At 17/11/06 18:26, Anonymous Anónimo said...

Olá
Muito fixe a história da escrita, até a podemos explorar com as crianças.

Telma

 

Enviar um comentário

<< Home