Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

14 janeiro 2007

Deixo-vos uma reflexão...

Esta semana, o blog esteve escasso de comentários e ideias.
O que terá falhado?
Bem, de qualquer forma agradeço a vossa colaboração e também visualização. Se por algum erro que tenhamos cometido não nos levem a mal, porque "Errar é humano".
As possibilidades de resposta para postagens anteriores ficam em aberto.
Agora, estão à procura de resposta.
Boa Sorte para todo o grupo do Curso de Educação de Infância da ESE Jean Piaget de Canelas, Vila Nova de Gaia.
Deixo-vos uma reflexão:
"Meio Educativo Ideológico.
O que o caracteriza não é a tenacidade espiritual, mas o dinamismo, um impulso vital entusiasta. Neste caso, não há trabalho, há entrega total a uma acção. Não se esperam propostas, cria-se; nunca por obrigação, sempre com total prazer. Não existem dogmas, mas problemas a resolver; não há sensatez, mas entusiasmo. Um esteticismo moral, uma espécie de repulsa natural pela baixeza, constitui o travão; odeia-se, por vezes; nunca se despreza. A tolerância não resulta da insuficiência das convicções, mas do respeito pelo pensamento humano, pela alegria de a ver evoluir livremente e preencher o espaço das múltiplas trajectórias. Audiciosos nos empreendimentos, interessam-se igualmente pelo barulho das ferramentas dos outros, sempre curiosos em relação ao que se prepara para amanhã e aceitando antecipadamente erros, lutas, dúvidas e negações.
Se o meio dogmático parece ser propício à criança passiva, este parece favorável à criança activa. O que explica muitas decepções dolorosas: a uma entregam-se dez mandamentos inscritos em pedra, enquanto, ela sonha poder escrevê-los em letras de fogo sobre o seu peito; à outra, impõe-se uma investigação solitária das verdades da vida, enquanto ela esperava recebê-las já preparadas e claramente definidas. Corremos o risco de nunca compreender este problema se nos aproximarmos de uma criança dizendo «hei-de fazer de ti um homem», em vez de pensar «que homem poderás tu vir a ser?»."
Janusz Korczak
"COMO AMAR UMA CRIANÇA"