Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

14 janeiro 2007

Educação...

Já definia a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira que EDUCAÇÃO é a "Acção ou efeito de educar, de formar uma criança, uma pessoa, de desenvolver as suas faculdades físicas, morais, intelectuais (...)
Em sentido mais geral, dá-se o nome de educação ao desenvolvimento de toda a natureza do homem, física, intelectual e moral, graças à inter-acção com os ambientes físico e social; em sentido mais estreito e mais usado, designa-se assim o desenvolvimento das capacidades do espírito por especiais processos de treino. Durante muito tempo a ideia mais comum limitou-se ao sentido estreito de «instrução», mas depois tornou-se claro para todos que qualquer estímulo que provoque uma série de reacções no organismo do homem tem influência na modelação do seu carácter. Sem embargo, tal concepção é demasiado vaga para ter valor geral, e chegou-se a uma formulação mais ou menos semelhante ao seguinte: constituem a educação todos os processos conscientemente adoptados por uma dada sociedade para realizar nos indivíduos os ideais que são aprovados pelo agregado social a que eles pertencem; ao passo que constituem a instrução todos os meios definidos e todos os métodos adoptados sob a direcção duma instituição especial (por via de regra, a escola) para o atingimento de certos fins particulares, inteiramente - ou pela maior parte - de índole intelectual. "
Quero com isto responder à ideia gerada anteriormente pela Sara. E mostrar uma outra perspectiva do acto de educar.
Mas sem dúvida, Rubem Alves "lança" o melhor dos significados que um Educador pode ter.