Um educador optimista
2 - Sabe que a forma como olha, interpreta e sente a realidade determina em muito essa mesma realidade. Vê o melhor e espera o melhor.
3 - É aquele que, em Portugal, vai contra a cultura do desânimo, do desalento e da crítica.
4 - Acredita que ‘o destino não está marcado'. Pode - e deve - transformar sonhos em realidades.
5 - Nunca se esquece que tem nas mãos uma parte central do seu próprio futuro e do futuro dos seus educandos.
6 - Sabe que um insucesso ou um erro não é um pecado, mas uma óptima experiência de aprendizagem. Anota, aprende e segue em frente.
7 - Está atento à construção da imagem positiva dos seus educandos, valorizando-os, aceitando as suas insuficiências e perdoando-os nas suas imperfeições.
8 - Sabe que os outros têm sempre razões para se comportarem como se comportam, e que mesmo nas pessoas mais difíceis é possível ver talentos.
9 - Gosta de si, aprecia-se e transmite entusiasmo aos outros.
10 - Sabe lidar de forma controlada com as emoções mais negativas que os seus educandos lhes provocam. Ouve mais do que fala, respeita mais do que impõe.
Encontrei este artigo a pensar nas pessoas que estão a fazer a memória sobre este tema. Mas também achei interessante para qualquer Educador. Será que alguém é capaz de me dizer, para além das que já foram referidas, uma frase que se identifique com um Educador Optimista? Desafio-vos.
Beijos e uma boa semana.
Sara Silva
1 Comments:
Olá meninas
Acho também que um bom educador só pode educar com optimismo se tiver sempre um sorriso na cara, que vê os problemas como uma meta a ultrapassar e não se acanha nem foge deles.
Beijos da Telma
Enviar um comentário
<< Home