Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

01 fevereiro 2007

Uma criança, um(a) educador(a)...., um código muito especial

Os nossos meninos não são os de antes... trocaram os brinquedos de madeira pelos sofisticados brinquedos de luzes e som, que só com o simples toque numa tecla fazem aparecer o mundo fantástico da electrónica.
As educadoras não são as de antes... Fotocopiam, ampliam, colam papéis de texturas maravilhosas e reconstroem pegadas de animais pré-históricos só com o simples acto de misturar água e gesso...
Mas há coisas que não mudam que o tempo e os anos respeitam... o olhar de uma criança de mão dada com o/a seu/sua educador(a) e o contacto silencioso, caloroso, são sinais entranhados de um código único, de um sentimento porfundo de amizade.
Uma criança e o/a seu/sua educador(a)... são capazes de tudo. Podem passar horas juntos escutando cantigas, resolvendo problemas com caricas e pauzinhos ou simplesmente a brincar com a imaginação. Podem fazer as maiores invenções e tentar salvar o mundo plantando uma árvore.
Não são as crianças de antes... As educadoras e os educadores não são os de antes... O mundo não é o de antes...
Mas há coisas que não mundam, a capacidade de deslumbramento, a força da natureza, olhar de uma criança e o carinho de um(a) educador(a) que se entrega sem condições dia-a-dia, que sonham e trabalham juntos por um mundo melhor, com um código único, eterno, poderoso, indestrutível: o de uma profunda amizade.
Cecilia Sabbatini

Beijinho
Elizabeth Santos

2 Comments:

At 2/2/07 13:27, Anonymous Anónimo said...

Olá.

A vida é feita de mudanças, por isso é que as coisas já não são o que eram antes. Mas o acto de educar com amor e carinho esse permanece no tempo,falo por experiência própria, ou seja, falo por mim, pois dedico todo o meu amor no tempo que estou com as crianças e pela realidade que vejo.

Beijos Telma.

 
At 2/2/07 13:34, Anonymous Anónimo said...

ola meninas!

O texto publicado é bem verdade. Muitas coisas mudaram desde os tempos,em que nós, que agora estamos no papel de educadoras, éramos crianças. As brincadeiras das nossas crianças não são as brincadeiras que nós tínhamos na nossa infância.
Mas a forma como um Educador e o seu grupo de crianças mantêm uma relação de amor, confiança e partilha essa mantêm-se,pois é uma relação muito consistente que o tempo não consegue abalar.
Beijos Anne

 

Enviar um comentário

<< Home