Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

30 outubro 2006

Recebido o Testemunho...

Olá!
Cá estamos nós, durante mais uma semana, para dar continuidade a este nosso projecto virtual.
Pretendemos empenhar-nos para que este sítio (in)formativo e educativo seja do agrado de todos os que visitem este blog e que este local seja um ponto de encontro e de partilha entre todas nós.
Para tal, pedimos a colaboração de todas vós, pois, como sabemos, "a união faz a força" e se individualmente somos capazes de construir algo novo, em equipa estes alicerces serão mais fortes, porque "nenhuma de nós é mais capaz que todas nós em conjunto".
Gostaríamos ainda que, neste blog, trabalhássemos em equipa, pois acreditamos que «os membros da equipa partilham um mesmo comprometimento à abordagem educacional e trabalham em conjunto para trocar informação fidedigna (…), planear estratégias curriculares e avaliar a eficácia dessas estratégias». Assim, e sendo «o trabalho em equipa (…) um processo interactivo (…) a aprendizagem colectiva é um processo contínuo», visto que «as competências importantes não estão contidas num indivíduo particular, mas são facilmente partilhadas e melhoradas num contexto cooperante» (Hohmann e Weikart, 2004: 129-132)[1].
Para isso contamos convosco.
Obrigada.
Carla Almeida
Sandra Castro
Sílvia Ferreira

[1] HOHMANN, Mary; WEIKART, David – Educar a Criança, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004

5 Comments:

At 30/10/06 21:15, Anonymous Anónimo said...

Olá Sílvia, Carla e Sandra!

Li a vossa mensagem e gostei da forma como fundamentaram este Trabalho/ Projecto que temos vindo a realizar e a alicerçar vai fazer dois meses! Contudo é com grande desânimo que também observo, e com certeza vocês também, que são sempre as mesmas pessoas a postar e vocês vão-se aperceber dessa situação ao longo desta semana. Já imaginaram se cada uma de nós fizesse uma publicação por semana? Seriam no mínimo 40 e "picos". Mas enfim nem todas as pessoas acham esta didáctica interessante e inovadora e como tal preferem ignorar e não ter trabalho mas isso já parte da consciência de cada uma de nós mas também não nos podemos esquecer que “A consciência é o melhor livro de moral e aquele que menos se consulta”.(Pascal) Desculpem a minha sinceridade mas é o que eu penso. Em suma, espero que nesta semana consigam dinamizar este espaço, cativar novos membros e acima de tudo reforçar os alicerces que têm assegurado este blog.
Uma boa semana de gestão.

Sara Silva

 
At 30/10/06 21:24, Anonymous Anónimo said...

Obrigada pelo teu comentário Sara.
Já dei conta do mesmo que tu, e apesar de não ser das que postam mais, acho que tens toda a razão.
Podiamos fazer apenas uma postagem por semana e isso dinamizaria muito mais o nosso blog. Vamos tentar estar mais atentas e a tentar dinamizar o nosso blog e tentar cativar mais postagens e informações.
Continua a apostar neste trabalho, Sara.
Obrigada por tudo.
O grupo,
Sílvia Ferreira
Sandra Castro
Carla Almeida

 
At 31/10/06 10:45, Blogger Educação de Infância - 4º ano said...

Mais uma vez obrigada pelo comentário Sarita e compreendo essa tua posição. Esta semana, em que estou a gerir o bolg com o meu grupo, estou a esforçar-me, redobradamente, para contribuir para este projecto. Bem sei que seria do meu próprio interesse poder fazê-lo mais vezes do que faço, contudo não tenho disponibilidade para tal, uma vez que tenho outras actividades extra aulas e estágio que me ocupam bastante tempo. Para além do mais, não tenho como aceder à Internet sempre que gostaria ou queira, pois, infelizmente, não tenho possibilidades financeiras que me permitam usufruir de tal serviço, INDISPENSÁVEL para a minha (in)formação em casa e só o posso fazer no Piaget.
De qualquer forma, é minha intenção "entranhar-me" mais nesta actividade e empenhar-me e implicar-me para dar continuidade a este tão dignificado projecto e valorizar o empenho de todos quanto têm contribuído para que este "siga avante".
Acho que este espaço nos poderá ajudar e facilitar tantas pesquisas e em tantas questões que nos inquietam, bem como dignificar a imagem de todos os educadores de infância. Por isso, enquanto elemento do grupo de gestão do blog, agradeço que continuem a participar e incentivar todas as pessoas que queiram partilhar ideias connosco.
Um muito Obrigada.
B'jinhos
Carla Almeida

 
At 31/10/06 12:27, Anonymous Anónimo said...

AUSÊNCIA

Num deserto sem água
Numa noite sem lua
Num país sem nome
Ou numa terra nua

Por maior que seja o desespero
Nenhuma ausência é mais funda do que a tua.

Sophia de Mello Breyner Andresen


Este é um belo poema que nos ajuda a perceber o quão importante é a presença do OUTRO, a colaboração/interacção do OUTRO e a UNIÃO.
Mas não basta as palavras, temos que fazer por isso.
Benvindas.


Vânia Leal

 
At 31/10/06 20:43, Anonymous Anónimo said...

Vânia, ao mesmo temo que me deste a conhecer a autora deste tão belo poema, confesso-te que me desiludiste um pouco, pois
já o conhecia, porque o meu namorado me recitou, mas nunca me disse onde tinha ido buscar palavras tão lindas para dizer o quanto precisava de mim...
Penava, ingenuamente, que lhe tinha surgido num dia de inspiração, mas afinal...
Digam lá, este poema não é lindo??
Beijos
Sílvia Ferreira

 

Enviar um comentário

<< Home