Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

21 novembro 2006

Poema de uma criança

Os meus olhos estão inchados
Não consigo ver.
Eu devo ser estúpida
Eu devo ser má,
O que mais poderia por o meu pai em tal estado?
Eu gostaria de ser melhor
Gostaria de ser menos feia
Então, talvez a minha mãe me viesse sempre dar miminhos.
Eu não posso falar
Eu não posso fazer asneiras,
Senão fico trancada todo o dia.
Quando eu acordo estou sozinha
A casa está escura
Os meus pais não estão em casa.
Quando a minha mãe chega,
Eu tento ser amável,
Senão eu talvez levaria
Uma chicotada à noite.
Não faças barulho!
Acabo de ouvir um carro
O meu pai chega do bar do Carlos.
Ouço-o dizer palavrões.
Ele chama-me.
Eu aperto-me contra o muro.
Tento-me esconder dos seus olhos demoníacos.
Tenho tanto medo agora
Começo a chorar.
Ele encontra-me a chorar
Ele atira-me com palavras más,
Ele diz que a culpa é minha, que ele sofra no trabalho.
Ele esbofeteia-me e bate-me,
E berra comigo ainda mais,
Eu liberto-me finalmente e corro até à porta.
Ele já a trancou.
Eu enrolo-me toda em bola
Ele agarra em mim e lança-me contra o muro.
Eu caio no chão com os meus ossos quase partidos,
E o meu dia continua com horríveis palavras... "
Eu lamento muito!", eu grito
Mas já é tarde de mais
O seu rosto tornou-se num ódio inimaginável.
O mal e as feridas mais e mais
"Meu Deus por favor, tenha piedade!
Faz com que isto acabe por favor!"
E finalmente ele pára, e vai para a porta,
Enquanto eu fico deitada,
Imóvel no chão.
O meu nome é "Sara"
Tenho 3 anos,
Esta noite o meu pai matou-me.

Existem milhões de crianças que assim como a "Sara" são mortos.
Não podemos ficar indiferentes... temos que lutar contra esta crueldade e denunciar!

Emília Oliveira

7 Comments:

At 22/11/06 12:37, Anonymous Anónimo said...

Olá meninas.
Este poema chocou-me muito, pois a violência com crianças acontece muito e cada vez mais. Ainda bem que nunca contactei com uma realidade destas, mas já ouvi falar de casos onde isto acontece. Na minha perspectiva não podemos deixar que isto aconteça, devemos denunciar quem mal trata as crianças, porque se a coisa que as crianças não precisam é de violência, mas sim de amor, carinho e compreensão.
Por isso já sabem se conhecerem algum caso não fiquem caladas, para não acontecer o mesmo que aconteceu a esta menina, a Sara.

Telma Martins

 
At 22/11/06 14:27, Anonymous Anónimo said...

São estas situações que nos deixam a pensar como é que alguém consegue ser Pai...
Não podemos deixar que a ignorância do Homem o leve a uma violência cada vez mais atroz. Temos que dizer basta, mas temos também que agir.
è tão culpado aquele que pratica a acção como aquele que dela tem conheciemnto e nada faz para alterar esse sofrimento...
denunciem casos que conheçam...libertemos as crianças de tamanha crueldade!

Sónai Pereira

 
At 23/11/06 19:33, Anonymous Anónimo said...

Fico sensibilizada sempre que leio ou oiço falar destes casos, e isso porque o mais profundo do meu ser, tanto como pessoa, como vítima que já fui...
São raras as pessoas que sabem desta parte da minha vida, mas hoje partilho com todas vós:
tinha oito anos qando a minha vizinha me espancou... Eu ía para a escola com um primo meu e paramos a ver a casa dos meus tios em construção.Lá ao lado havia um rio e a minha vizinha lavava lá a roupa. Não lhe dissemos nem fizemos nada, e cinco minutos depois de chegar à escola, ela entra e começa a bater-me.
Esbofeteou-me e bateu com a minha cabeça numa porta de chapa... E eu fiquei ali, imóvel...
Bem, a dor já passou, mas apenas este ano consegui falar com essa vizinha que me bateu...
Peço-vos, por tudo, não oculteis estes actos crueis. Lutemos por um mundo melhor!

Um beijo,
Sílvia Ferreira

 
At 23/11/06 20:44, Anonymous Anónimo said...

É muito chocante. Fico revoltada com estas situações, queria poder mudar o mundo. Ninguém merece ser assim tratado. Levar uma criança à morte? Que Pais somos nós? Para que queremos ter filhos? Em que sociedade vivemos?
Este é um texto que todos deveriam ler e reflectir sobre ele. Quem somos nós????

Catarina Sousa

 
At 23/11/06 20:45, Anonymous Anónimo said...

É muito chocante. Fico revoltada com estas situações, queria poder mudar o mundo. Ninguém merece ser assim tratado. Levar uma criança à morte? Que Pais somos nós? Para que queremos ter filhos? Em que sociedade vivemos?
Este é um texto que todos deveriam ler e reflectir sobre ele. Quem somos nós????

Catarina Sousa

 
At 23/11/06 22:58, Anonymous Anónimo said...

Comecei a ler o texto e quase não consegui terminar. A revolta que senti foi tanta que não consegui conter-me. Parecia que a mim me estavam a fazer o mesmo. Chorei amigas. Chorei tanto, fiquei "entaladda". Não quero crer que estas coisas acontecem. Desculpem-me a sinceridade, mas é por causa de situações como estas que penso que seria preferível muitas mulheres abortarem do que colocar as suas próprias vítimas de violência ao mundo. Eu própria contactei com casos destes. Fiz voluntariado durante 2 anos num Hospital e tomava contacto com alguns casos. Vi crianças a trazerem ao mundo novas crianças. Digo isto porque não acredito que uma "miúda" de 12/3 anos seja sequer adolescente e que esteja preparada para ser mãe. Não está. E, mais tarde, deixam os filhos com as mães ou, pior ainda, engravidam cedo por qualquer razão e, como perdem a sua juventude, vigam-se nos filhos. É horrível e é contra a própria lei humana.
Desculpem a sinceridade, desculpem o desabafo, mas não me consegui conter.

Carla Almeida

 
At 26/11/06 14:29, Anonymous Anónimo said...

Fiquei sem palavras.... é desumano.
E preciso punir pessoas como esta, denunciar estes casos. Não podemos deixar morrer inocentes.

 

Enviar um comentário

<< Home