Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

07 dezembro 2006

A História Mágica




Gostava de partilhar aqui no nosso espaço uma actividade que eu realizei com o meu grupo de estágio e que resultou muito bem.
Lembram-se de eu ter falado de fazer uma história mágica? Pois bem eu fiz mesmo e sabem o que é que mais me surpreendeu? Foi o recontar da história feito pelas crianças, com uma sequêncialidade inabalável e imaginativa. Nunca pensei que rianças com aquela idade conseguissem fazer o que fizeram! Isto só me leva a pensar que por vezes subestimamos o conhecimento e a capacidade das crianças sem as confrontar com factos inéditos. Nada mais tenho a partilhar a não ser proferir as palavras de Celestin Freinet que nos diz “Dai às crianças a liberdade de escolher o seu trabalho e decidir o momento e o ritmo desse trabalho e tudo mudará. Dai-lhes liberdade de escolher, e o trabalho se realizará então num clima muito mais favorável".

Bjs, Sara Silva

3 Comments:

At 8/12/06 10:30, Blogger Carla Marina said...

As crianças têm capacidades infinitas que têm que ser exploradas ao máximo para se virem a tornar pessoas formidáveis; surpreendem-nos todos os dias...

 
At 8/12/06 12:24, Anonymous Anónimo said...

Obrigada pela tua partilha!
Concordo com a autora que citaste, porque temos que partir dos interesses e necessidades das crianças.
Digo-vos pode ser mais complicado trabalhar desta forma, porque dá muito trabalho, mas tanto as crianças como nós adultos aprendem muito mais, e crescem interiormente!
Como futuras educadoras temos que saber muito bem o que defendemos e por onde queremos ir!
Bjs,
Eunice Cunha

 
At 8/12/06 14:27, Anonymous Anónimo said...

Olá Sara.
Também acho essencial partir dos conhecimentos das crianças para criar actividades, desta forma as crianças envolvem-se mais e interessam-se mais pela actividade. Também acho muito importante fazer chegar até as crianças actividades diferentes e originais, para que possa acontecer o mesmo.
Beijitos da Telma

 

Enviar um comentário

<< Home