Bom Magusto
Olá Pessoal.
É só para desejar um bom Magusto.
Comam muitas castanhas e divirtam-se muito.
Já experimentaram fazer o bolo de castanhas? Acreditem é muito bom.
Telma, Anne, Patrícia.
Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto
Olá Pessoal.
Os Sinos De Belém
Olá pessoal! Decidi partilhar convosco este video,http://www.youtube.com/watch?v=ALK8Ycee5QY, porque achei-o muito engraçado e fez-me pensar num desafio! E se cada um de nós tivesse de passar este Natal no Espaço o que é que pediria ao Pai Natal? Como seria a nossa carta? Respondam a este desafio e comentem as vossas respostas! Mas Comentem!
Era uma vez, lá na Judeia, um rei.
«Lavrar o Mar» Colecção: «Obras de Daniel Sampaio», n.º 12. Doze anos depois da publicação do seu conhecido livro "Inventem-se Novos Pais", Daniel Sampaio actualiza agora as questões de relacionamento entre pais e filhos adolescentes, propondo um novo olhar sobre o quotidiano das famílias: é tempo de responsabilizar os jovens pelos seus comportamentos, é o momento para deixarmos de os considerar seres imaturos a quem não podemos pedir contas. Nesta obra, salienta-se a decisiva importância de uma infância organizada à volta do amor e da disciplina, como garante de uma adolescência saudável; estimulam-se novas formas de diálogo entre pais e filhos, sem esquecer que a decisiva palavra tem de caber aos mais velhos; e são dados numerosos exemplos de possíveis conflitos quotidianos como os horários, os dinheiros, os prémios e os castigos, a Internet, o sexo, o álcool e as drogas. Em correspondência com Eulália Barros, o tema da escola é revisitado e são apontadas novas linhas de reflexão sobre o ensino e a aprendizagem. Escrito de forma clara e acessível, mas sedimentado numa vasta experiência do autor no trabalho com adolescentes, Lavrar o Mar é uma obra indispensável a pais e educadores e um oportuno momento de reflexão para os mais jovens. TIVE A GRANDE OPORTUNIDADE DE ESTAR COM ESTA OBRA NAS MÃOS E DE A SABOREAR NUM TOQUE LEVE, MAS PROFUNDO... É UMA OBRA BASTANTE APELATIVA, MAS SÓ VENDO PARA CRER. O QUE ACONTECE É QUE, POR VEZES, ILUDIMO-NOS PELO TÍTULO A QUE É DADO À OBRA E, ESQUECEMO-NOS O QUÃO IMPORTANTE É LER, NEM QUE SEJA NA "VERTICAL", PARA SABERMOS QUAL O CONTEÚDO DA MESMA. TENHO SEMPRE PRESENTE ESTA CURIOSIDADE, INCLUSIVÉ POSSO DIZER: "É CONTAGIANTE ENTRAR NUMA LIVRARIA, NUMA BIBLIOTECA, ONDE QUER QUE EXISTAM LIVROS..." VAMOS TENTAR IR MAIS À PROCURA DE LIVROS. PORÉM, NÃO SE DEIXEM CONTAGIAR, MERAMENTE, POR OBRAS QUE NOS TRANSMITAM AQUELA TEORIA DE QUE TANTO ABORDAMOS NA SALA DE AULA, MAIS PRECISAMENTE NA FACULDADE. VAMOS SABER "CHEIRAR" (ESPREITAR) AQUELAS PRATELEIRAS ONDE CONSTAM BELOS CONTOS DE FADAS, LINDAS HISTÓRIAS IMAGINÁRIAS, AQUELAS ONDE ESTÃO O MAIS BELO FRUTO DA VIDA (AS CRIANÇAS). PORQUE NÓS TAMBÉM VIVEMOS DO IMAGINÁRIO - ESTE QUE É A VIDA!... TENTEM REFLECTIR TANTO COMO PAIS, COMO TAMBÉM EDUCADORES, APESAR DE, PARA MIM, NÃO HAVER DISTINÇÃO: "Parir é dor, criar é amor."
Bolo de Castanhas
Era uma vez um homem que vivia do comércio. O homem andava de um lado para o outro a vender os seus produtos. Naquele dia, ele não vendeu nada e voltou para casa. No caminho de volta, ele olhou para o horizonte e viu uma estrela muito brilhante e grande. chegou a casa e sentiu uma irresistível vontade de seguir a estrela. Despediu-se da família e começou a sua caminhada atrás da estrela. Levava pão, agua, vinho, uns bolos e dinheiro para o que fosse preciso. No caminho que seguiu, passou por uma cidade e lá comprou um jumento para carregar as suas coisas. Estava muito cansado. Passado um pouco, viu um homem rico à sua frente e este disse-lhe: - Já te vi aqui! Não és comerciante? - Sou - respondeu o homem que seguia a estrela - Mas agora não tenho nada para vender. - Não tens ao menos um pão? a minha criada hoje faltou e não temos pão em casa. - Tenho aqui um pouco - disse o comerciante - Serve? - Serve, sim. Toma lá esta bolsa - disse o homem rico, atirando uma bolsa para a beira do comerciante - Obrigado. - Obrigado, eu - disse o comerciante. O homem rico lá foi para casa e o comerciante abriu a bolsa e viu que estava cheia de dinheiro. Mas, no deserto, o comerciante foi assaltado e só ficou com o jumento e alguns viveres. Passados alguns dias, chegou a Belém. Continuou a seguir a estrela e viu uma gruta com um menino numa manjedoura e cinco pessoas: os três Reis Magos, Nossa Senhora e S. José. Os Reis tinham chegado havia pouco tempo e o comerciante, como não tinha mais nada para oferecer deu o jumento e pareceu-lhe que o Menino sorriu. Quando os Reis Magos ofereceram oiro, mirra e incenso, já não lhe pareceu ver o Menino a sorrir. E então chegou a uma conclusão: O dinheiro não traz felicidade. O comerciante voltou para casa e sentiu-se feliz.
A partir de hoje, as publicações devem ser enviadas para o seguinte email:
Olá.
Porque os outros se mascaram mas tu não
PORQUE É QUE OS ADULTOS DEVEM LER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS!!!
Faltam pouco mais de 13 horas para passarmos o testemunho da gestão do nosso blog. Por isso, e dando continuidade ao desafio proposto, deixamos uma história de Natal, que foi enviada pela Biblioteca Municipal de Sta. M.ª da Feira a alguns cidadãos, na época natalícia de 2005. É uma versão divertida e que, no fundo, pretende deixar a mensagem de que podemos encontrar o Pai Natal todo o ano. Sabem onde? Na…
Os níveis de literacia em Portugal são alarmantes. A maioria das crianças e adolescentes sabem ler, mas não têm o hábito de ler livros, ocupando-se com a televisão e os jogos digitais. Segundo os especialistas na área da educação, este facto deve-se a inúmeras razões, mas sobretudo à falta de exemplo em casa.
Falta de leitura
Segundo os últimos estudos da OCDE, sobre competências e conhecimentos de jovens com 15 anos nos domínios da literacia em leitura, Portugal ocupa o 26º lugar entre os 32 países analisados. Isto significa que 10 por cento dos nossos jovens não conseguem realizar tarefas como ler um artigo de jornal e interpretá-lo. Se este panorama se mantiver, os portugueses correm o risco de ter dificuldades ao entrar no mercado de trabalho e na sua formação pessoal.
Plano de acção
Os Ministérios da Educação e da Cultura criaram o Plano Nacional de Leitura coordenado por Isabel Alçada. O objectivo principal é promover o gosto pela leitura e prevê um forte investimento em bibliotecas e espaços de leitura, novos programas desde o jardim-de-infância até o 2º ciclo e apoio às famílias.
Em casa
Ler a uma criança mesmo quando ela ainda nem sequer aprendeu a falar, pode ser um passo importante. Educar para a leitura é também uma obrigação da família. Oferecer o livro certo adaptado aos gosto da criança é um bom exemplo como forma de despertar o gosto pela leitura.
(fonte: Revista Xis - Público, 4/11/2006)
Ana Rocha