Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

14 dezembro 2006

SOS Criança

"há mães que alimentam os filhos com água e farinha"...
"uma criança, filha de uma família abastada, ligada ao ramo da saúde, que tinha hidrocefalia (acumulação de líquido no crânio), estava paralisada e fechada há anos em casa. Disseram-nos que os olhos da criança estavam a ser comidos por moscas."

Estas afirmações foram retiradas de uma estrevista feita a Manuel Coutinho, a propósito do 18º aniversário do SOS Criança. Este psicólogo ocupa, actualmente, o cargo de secretário-geral do Instituto de Apoio à Criança e é coordenador do serviço. Nesta entrevista podemos encontrar relatos de algumas das experiências que mais marcaram Manuel Coutinho assim como uma breve descrição das funções desempenhadas pelo SOS Criança. Ocupa apenas três páginas...recomendo a sua leitura!

Para quem tiver interessado poderá encontrá-la na revista Sábado, nº 134 (pp.36-38)
Sónia pereira

13 dezembro 2006

Brinquedos

Desde sempre as crianças brincaram com o que tinham à mão, pois brincar é uma preparação para a vida adulta, pela interiorização de habilidades e comportamentos.Hoje em dia, consoante as posses da família, os brinquedos e jogos existem em maior ou menor número, sendo que, mesmo sem eles, as crianças não deixam de inventar e criar brinquedos e brincadeiras.Desde as bonecas de trapos às casinhas de bonecas feitas de caixas de cartão, passando pelos carros de rolamentos ou pelas rodas de arame, quase todo o material pode ser transformado ou usado como brinquedo.

A idade adequada
Os brinquedos de que dispomos nas lojas foram concebidos por especialistas e testados com grupos de crianças.Assim se corrigem erros de concepção ou de procedimentos: alteram-se as regras de um jogo para o tornar mais desafiante, colocam-se mais adereços numa boneca, por exemplo, ou corrige-se o traçado de uma pista de carrinhos.Nesses testes "acerta-se" a definição do intervalo de idades adequadas, que depois virá indicada na embalagem.Normalmente (com as devidas excepções) os fabricantes não se enganam.A não ser que conheça muito bem a criança a que se destina o brinquedo ou jogo, confie e siga as indicações etárias referidas. Deste modo, pode evitar a frustração de um jogo ser demasiado complexo para uma criança muito pequena ou demasiado infantil para uma mais crescida.

Para sorrir
No seguimento das indicações que damos neste artigo, não resistimos a reproduzir algumas indicações retiradas de instruções mal traduzidas, respeitantes a um brinquedo que necessita de pilhas. Sorria.
- Um adulto tem sempre que tomar ou trocar pilhas. (...)
- Desperdiça pilhas correctamente - nunca jogar ao fogo ou prover de abrir a caixa das pilhas.
- Sempre guardar pilhas pequenas fora de alcance de crianças pequenos porque elas podem apresentar um risco de sufocação.
- Pilhas estão prejudiciais se elas estão tragadas. Tem que ir ao médico caso que criança tragar uma pilha pequena.
- Nunca dar um curto-circuito ás bornas de alimentação

O que as crianças vêem elas fazem

Dizer mais o que deste vídeo? Achei simplesmente fantástico. Assistam e tirem suas próprias conclusões.

Beijos Sara Silva

12 dezembro 2006

Descobrir as 15 diferenças!



Catarina Sousa


Mensagem de Natal

Após alguns elementos da turma terem construido uma árvore de Natal com frases que correspondiam à sua expectactiva sobre o mesmo, gostava de vos deixar aqui esta mensagem de Natal, para todas/os vocês. Contudo e com alguma tristeza denotei que, por culpa minha também, os poemas a declamar foram esquecidos! Assim gostava de propor que deixassem sugestões para a apresentação dos mesmos. Conto com vocês!

Beijos Sara Silva

O Pai Natal sonhou

O Pai Natal sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E não queria acordar porque neste ano os Humanos encheram-se de boa vontade e fizeram um acordo de Paz, que silenciou todas as armas. Em todos os cantos do planeta, mesmo nos lugares mais recônditos da Terra, as armas calaram-se para sempre e os carros de combate e outras máquinas de guerra foram entregues às crianças para neles pintarem flores brancas de paz.

O Pai Natal sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E não queria acordar porque nesse sonho não havia fome: em todas as casas havia comida, havia até algumas guloseimas para dar aos mais pequenos. Mesmo as crianças de países outrora pobres tinham agora os olhos brilhantes, brilhantes de felicidade. Todas as crianças tinham acabado de tomar um esplêndido pequeno-almoço e preparavam-se para ir para a escola, onde todos aprendiam a difícil tarefa de crescer e ser Homem ou Mulher.

O Pai Natal sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E no seu sonho não havia barracas, com água a escorrer pelas paredes e ratos pelo chão, nem gente sem tecto, a dormir ao relento. No sonho do Pai Natal, todos tinham uma casa, um aconchego, para se protegerem do frio e da noite.

O Pai Natal sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E no seu sonho não havia instituições para acolher crianças maltratadas e abandonadas pelos pais nem pequeninos e pequeninas à espera de um carinho, de um beijo... de AMOR. Todas as crianças tinham uma família: uma mãe ou um pai ou ambos os pais, todas as crianças tinham um colo à sua espera.

O Pai Natal sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E no seu sonho não havia palavrões e outras palavras feias, não havia empurrões, má educação e desentendimentos. Toda a gente se cumprimentava com um sorriso nos lábios. Nas estradas, os automobilistas não circulavam com excesso de velocidade, cumpriam as regras de trânsito e não barafustavam uns com os outros.

O Pai Natal sonhou um sonho lindo, tão lindo que não queria acordar. E no seu sonho não havia animais abandonados pelos seus donos, deixados ao frio, à fome e à chuva, nem animais espetados e mortos nas arenas, com pessoas a aplaudir.

Mas, afinal, quando despertou verdadeiramente, o Pai Natal viu que tudo não tinha passado de um sonho; que pouco do que sonhara acontecia de verdade. Ficou triste, muito triste, e pensou:
«- Afinal, ainda é preciso que, pelo menos uma vez por ano, se celebre o Natal!».
E, nessa noite, o Pai Natal começou os preparativos para dar, mais uma vez, um pouco de alegria a todas as crianças do Mundo.

Retirado de "Diário de Aveiro", de 2000/12/07
Adaptado por Vaz Nunes - Ovar

Olá a Todas!

Como é do vosso conhecimento todas as semanas o nosso blog é gerido por um grupo diferente. Esta semana cabe-nos a nós dinamizar este espaço, claro que sem a vossa ajuda e participação será mais dificil.
Participem, sugiram ou simplesmente olhem e tirem partido deste espaço.
Obrigado a todos deste já.
O grupo: Ana, Emilia e Ivone

11 dezembro 2006

Nova semana, novo desafio!

Votem na vossa anedota preferida e se quiserem publiquem mais! Posteriormente a mais votada será alvo de um novo desafio. Participem!
1ª Reis Magos
O que se teria passado, se, em vez de três Reis Magos, tivessem sido três Rainhas Magas?
- Teriam perguntado como chegar ao local e teriam chegado a horas.
- Teriam ajudado no parto e deixado o estábulo a brilhar.
- Teriam ainda preparado uma panela de comida e teriam trazido ofertas mais práticas.
Mas quais teriam sido os seus comentários ao partirem?
- Viste as sandálias que a Maria usava com aquela túnica?
- O menino não se parece nada com o José!
- Virgem! Pois está bem! Já a conheço desde o liceu!
- Como é que é possível que tenha todos esses animais imundos a viver dentro de casa?
- Disseram-me que o José está desempregado!
- Queres apostar em como não te devolvem a panela?
2ªPonto de vista
Eram dois irmãos, um pessimista e um optimista. No Natal receberam as prendas. O pessimista uma bicicleta. O optimista recebeu uma bosta de cavalo numa caixinha.
Diz o pessimista:
- "Agora que recebi um bicicleta, vou cair. Partir os dentes e a cabeça, vou-me aleijar, que chatice! E tu mano, o que e que recebeste?"
- "Eu recebi um cavalo, mas ainda não sei onde está."
3ªSerrenho
Um serrenho resolveu emigrar para Paris. Esperava estar um ano pelo menos sem vir a casa, mas as saudades roeram-no tanto que dois meses depois, e pelo Natal resolveu fazer surpresa e veio sem dizer nada à mulher e ao filho. Chegou numa noite de terrível vendaval, chuva e trovoada.
Chegando à porta da casa no monte, bateu com toda a força.
A mulher assustada grita:
- Quem éiinnn?
- C'est mooooiiii!!!
A mulher acorda o filho :
- Zéii vai fechar a porta da ramada que o bezerro já se soltou.

Beijos Sara Silva


Terminou hoje a participação para a construção da nossa árvore de Natal, tenho pena que somente 10 pessoas, de 40 e tal, tenham participado, mas mesmo assim quero agradecer ás pessoas que contribuíram e que preencheram os espaços desta linda árvore de Natal!
Obrigada!
Para as outras pessoas que não conseguiram participar, espero que ainda deixem lá o seu parecer sobre o Natal e que nunca fechem os olhos a novos desafios da vida.

Beijos Sara Silva

10 dezembro 2006

Dia Mundial dos Direitos do Homem


Declaração Universal dos Direitos do HomemCarta de princípios, proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948, onde se afirma a preocupação internacional com a preservação dos direitos humanos e se define quais são esses mesmos direitos.
A Declaração surgiu como um alerta à consciência humana contra as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. Desta forma, inscrevia-se no objectivo fundador da ONU, a luta pela paz e pela boa convivência entre as diferentes nações, credos, raças, ideologias, etc.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enuncia os direitos fundamentais, civis, políticos e sociais de que devem gozar todos os seres humanos, sem discriminação de raça, sexo, nacionalidade ou de qualquer outro tipo, qualquer que seja o país que habite ou o regime nele instituído.A noção de direitos humanos tem-se afirmado, na segunda metade do século XX, como um dos conceitos políticos basilares. Contudo, e apesar de todos os estados-membros da ONU serem signatários da Declaração, muitos são os que, alegada ou comprovadamente, continuam a não respeitar os seus princípios.
A 10 de Dezembro, comemora-se o Dia dos Direitos Humanos.
Como referenciar este artigo:Declaração Universal dos Direitos do Homem. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2005. [Consult. 2005-12-05].
Disponível na www: .
Bjs,
Elizabeth, Eunice e Zita

Diário de Aveiro Infantil

Lembram-se do Professor ter falado de um Jornal Infantil que outrora existiu??
Pois bem, na passada quarta-feira, estavamos a almoçar quando a Catarina se deparou com o Diário de Aveiro Infantil.
É muito interessante.
Espero que gostem!
Beijos Sara