Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

14 outubro 2006

Acreditar


Olá, Pessoal!

Pois bem, falta menos de 24horas e... nada!
A cada segundo abro o E-mail e... nada.
Verifico se o contacto está correcto e...nada.
Sabem o que vos digo?...Nada!

Não há nada a dizer! A não ser obrigada para aqueles que Acreditam e se mantêm unidos na construção e no crescimento deste Blog!
Cliquem em Acreditar e oiçam a música! E assim me calo, pois não há mais nada a dizer!

Sara Silva

A HORA DO CONTO


A Biblioteca Municipal de Espinho irá recomeçar, a partir de Outubro de 2006, “A HORA DO CONTO”. Esta ocorrerá às terças-feiras e às quartas-feiras das 10h30 às 11h20, na Biblioteca Municipal de Espinho e às quartas-feiras das 14h15 às 15h15 no pólo de Anta, com marcação prévia através da ficha de inscrição que se encontra nesta página da Internet, http://www.cm-espinho.pt/, para uma lotação máxima de 25 crianças. Os livros seleccionados foram retirados das listas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura, mantendo a temática “AO SABOR DA CIÊNCIA”, que aborda assuntos relacionados com as disciplinas de Matemática, Física, Química e Astronomia.



Esta actividade tem como objectivos:

1. A leitura de histórias, para a faixa etária entre os 3 e os 9 anos de idade;
2. A promoção do gosto pela leitura;
3. A divulgação de algumas obras de autores Portugueses e Estrangeiros;
4. Dar a conhecer e estimular o interesse pela Biblioteca Municipal de Espinho, a esta faixa etária de leitores e potenciais leitores.
Após a leitura do conto, será explorada a sua compreensão através de actividades relacionadas com o seu conteúdo:
· Reconto oral;
· Ilustrações feitas individualmente ou em grupo;
· Dramatizações.

Aproveitem e levem o vosso grupo de estágio a vivênciar um dia diferente e animado,
Na mesma página da Internet, têm o nome das histórias e os dias em que poderemos ir lá fazer uma visita.
Não se esqueçam esta iniciativa não é só no mês de Outubro, é durante tudo o ano lectivo, sempre com histórias diferentes.

Beijinhos para todas nós,
Salomé Rodrigues

Hora do Conto no Porto


Colegas, aproveitando a informação da Salomé, gostaria também de vos informar que na Biblioteca Almeida Garrett, aos sábados pelas 15h30, decorre a Hora do Conto. Para além de usufruires do prazer de ouvir uma história, podes vaguear pelos Jardins do Palácio de Cristal e deliciar-te com a paisagem.Para mais informações, contacta:Tel. 226081000
Fax: 226081050
Email: bib.agarrett@cm-porto.pt

Ana Rocha

Aventuras no Jardim-de-infância

Olá Colegas!

Venho por este meio, dar-vos a conhecer dois blog que eu encontrei sobre a nossa área. Espero que gostem!

http://jardimdospequeninos.blogspot.com/
Beijos, Sara Silva

13 outubro 2006

Unidas

Uma vez que a música faz parte das nossas vidas, vai fazer igualmente parte enquanto futuras educadoras...
Resolvi partilhar com vocês, caras colegas uma das minhas músicas preferidas...
Para vos dar também a vocês a força e a coragem para prosseguirmos todas juntas neste caminho...

http://www.com-www.com/musiclyrics/desree-yougottabe.html

Beijos Cláudia Costa

Um Novo Espaço

Uma nova livraria surgiu no nosso centro de S.João da Madeira. Mas esta não uma livraria qualquer! Entrelinhas é o seu nome e, tem o prazer de apresentar, todos os meses, actividades para os miúdos e graúdos. Para a continuação deste mês apresenta-se patente na sua Agenda Cultural para o dia 21 de Outubro às 21h30m: a Tertúlia literária, de título "Tarde e a más horas". Esta retrata uma viagem ao sub mundo dos poetas malditos. No dia 28 de Outubro às 15h30m surge algo mais do nosso interesse _ "Pia Fino conta histórias..." _ Hora do Conto Infantil. Considero este um excelente meio para poder divulgar todas as mais vivacidades realizadas nesta livraria. Esta situa-se, mais precisamente, na Rua João de Deus nº 167; 3700-152 na cidade de São João da Madeira (S.J.M.) Contudo, para mais informações visitem www.entrelinhas-livraria.com·(Por não ser "perto", não deixem de a visitar).

Vânia Leal

12 outubro 2006

Desafio


Olá Colegas!

Gostava que lessem este pensamento e que aceitassem a minha proposta.
“Viste como ergueram aquele edifício de grandeza imponente? - Um tijolo, e outro. Milhares. Mas um a um. - E sacos de cimento, um a um. E blocos de pedra, que pouco representam na mole do conjunto. - E pedaços de ferro. - E operários que trabalham, dia a dia, as mesmas horas. Viste como levantaram aquele edifício de grandeza imponente?... À força de pequenas coisas!”
(Josemaría Escrivá)
Pois bem, é com um grande desânimo que eu verifico, e com certeza vocês também, que são incessantemente as mesmas pessoas a fazerem publicações neste nosso espaço. Assim proponho a toda a turma (e não só), a atulhar a caixa de correio deste blog com “pequenos” artigos que nos farão construir uma grande “obra”.
Vamos lá a participar, pois, e proferindo as palavras de Miguel Cervantes, “Pela rua do já vou chega-se à casa do nunca.”
Conto com vocês, têm até domingo para o fazer! E nunca se esqueçam “Os navios estão a salvo nos portos, mas não foi para ficarem ancorados que eles foram criados.” (Autor desconhecido).
Já agora volto a lembrar que o mail para o qual devem enviar os artigos é saraericardo5@msn.com
Beijocas Sara Silva

Vamos avaliar a nossa dicção!

Lê, de preferência, em voz alta:

Nível Fácil
Qual é o doce que é mais doce que o doce de batata doce? Respondi que o doce que é mais doce que o doce de batata doce é o doce que é feito com o doce do doce de batata doce.

Nível Médio
Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.

Nível Difícil
Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco, é ornitorrinco, ornitologista, é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.


É um exercício muito engraçado. Atrevam-se a comentar os vossos resultados!
Ana Rocha

11 outubro 2006

O Rato Anacoreta

«O Rato anacoreta»

Os Levantinos na sua lenda
dizem que certo Rato, farto deste mundo,
num imenso queijo flamengo
se retirou para longe do ruído.
A solidão era profunda,
em todo aquele redor.
E o nosso novo eremita lá subsistia.
Tanto fez, com patas e dentes,
que em poucos dias teve o eremita
abrigo e de comer: que mais é preciso?
Fez-se grande e gordo; Deus em bens é pródigo
para os que se Lhe consagram.
Um dia, à devota personagem
deputados do povo Rato
foram em demanda de esmola ligeira:
eles iam para terra estrangeira
buscar alguma ajuda contra o povo Gato;
Ratópolis estava bloqueda:
tinham-nos forçado a partir sem dinheiro,
dado o estado indigente
da República atacada.
Eles pediam muito pouco, certos de ajuda
para dali a quatro, cinco dias.
“Meus amigos, disse o Solitário,
as coisas deste mundo já não me tocam:
em que pode um pobre recluso
assistir-vos? Que pode ele fazer,
senão implorar ao Céu que vos ajude?
Espero que Ele terá por vós algum cuidado.”
Tendo falado deste modo
o novo Santo fechou a porta.
Quem designei, a vosso ver,
com este Rato tão pouco amistoso?
Um monge? Não, um anacoreta.
Suponho que um Monge é sempre caridoso.»

Glossário
● Anacoreta: solitário cristão que faz vida contemplativa.
● Eremita: o religioso que vive solitário no deserto ou no ermo, por penitência.
● Indigente: na miséria.
● Levantino: originário das regiões da costa oriental do Mediterrâneo, ou seja, do Levante.


Bibliografia
● Título: “Fábulas La Fontaine”.
● Ilustradas por: António Modesto.
● Traduzidas por: António Sabler.
● Editora: EDINTER, 1995.

Olá a todos.
Espero que tenham gostado desta pequena fábula e da imagem que a acompanha, de um Rato tão pouco caridoso.
Não sejam como ele, não fujam à realidade que vos rodeia, nem recusem ajudar quem quer que seja, com o pouco que possam ter. Até um simples sorriso, que nada vos custa, enriquecerá quem o receber.
E vocês, qual a vossa opinião relativamente a esta fábula? Gostariam de ter a vida fácil e de reclusão deste Rato? E se a tivessem, recusar-se-iam a ajudar que vos pedisse ajuda?
Pensem no assunto e digam qualquer coisa.
Diana Pereira

Educação e Responsabilidades


Salomé Rodrigues

Leitura de clássicos para a infância pela mão do Teatroesfera


O grupo Teatromosca está a organizar um ciclo de leituras encenadas para os mais pequenos no Centro Cultural Olga do Cadaval. O "Literaturinha" vai mostrar que a grande literatura é para todas as idades nos próximos dias 14 de Outubro, 25 de Novembro e 27 de Janeiro, sempre às 16 horas.

Já imaginaram beneficiar desta ideia para utilizar em contexto de estágio ou até mesmo na sala de aula? Eu já vivi uma experiência semelhante e posso vos testemunhar que foi um dia bem passado e acima de tudo enriquecedor! Cada criança contou uma história narrada pelos avós ou outros familiares e depois fizemos uma representação conjunta da mais votada! Foi muito giro!
O que é que acham da ideia de fazermos um dia assim?

Beijinhos
Sara Silva

10 outubro 2006

Educar o carácter

"Onde houver uma árvore para plantar, planta-a tu".
Onde houver um erro para emendar, emenda-o tu.
Onde houver um esforço que todos evitaram, fá-lo tu.
Sê tu quem tira as pedras do caminho. ''
Gabriela Mistral

No interior de um rapaz ou de uma rapariga de treze a dezoito anos de idade existe um desenvolvimento quase impossível de medir. É como uma Primavera de vida que flui com uma riqueza extraordinária. Aqueles que não contactam com gente jovem – ou o fazem de longe - não imaginam sequer quantas dúvidas, quantas tempestades, quantos entusiasmos apaixonados envolve a transformação do espírito adolescente. Para os pais, ajudar os filhos na formação do carácter e da personalidade deve ser um dever indiscutível e, com o tempo, uma satisfação imensa.

Cláudia Costa

Dislexia

Caras Colegas!

“O verdadeiro analfabeto não é aquele que não sabe ler .... e sim o que sabe , mas não o faz !” ( Mário Quintana)

Desde já, quero agradecer a todos aqueles que contribuíram e contribuem para o crescimento deste blog.
Gostava de vos falar e proporcionar algumas informações, duma grande necessidade que eu sinto a nível de comunicação e que se sustenta num problema de dislexia. Dislexia? Perguntam vocês?
Pois bem, queria vos deixar alguns sites que me ajudaram e ajudam a resolver este problema, para que vos possa auxiliar num futuro próximo!

http://www.dislexia.web.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dislexia
http://www.dislexia.com.br/
Revista Guia Prático da Educação, Edição de Setembro de (8-9)2006: JN


Beijinhos Mariana Silva

Curiosidades

Tentem ler sem errar...

O gato assim fez
O gato é fez
O gato como fez
O gato se fez
O gato mantém fez
O gato um fez
O gato anormal fez
O gato ocupado fez
O gato por fez
O gato dez fez
O gato segundos fez
Agora leia somente a terceira palavra de cada uma das frases e...não resistirás à vontade de reenviá-lo.
Teste de leitura veloz (Que realizam na Universidade de
Salamanca,Espanha,para quem vai ingressar no curso de Linguística)

Salomé Rodrigues

Experiência vivida

Ás vezes a vida parece-nos um buraco negro
lutamos contra tudo e todos
acreditamos que as nossas verdades são únicas e absolutas
o que alguém nos diz ser um caminho bom a seguir
faz-nos largar um sorriso....
e não ligar.
para, escuta e principalmente percebe o que o outro diz.
o caminho se calhar é o ideal a seguir
é uma opurtonidade a agarrar
é um tempo que vale a penar "perder", para viver para sempre com um sorriso.
nao fechem as portas que vos abrem
mesmo que vos pareceçam as mais absurdas
porque.......
se calhar.....
é aquela pela qual devem entrar.
um profesor nao é um alvo a abater
mas um amigo para agarrar para a vida.
mesmo aqueles que vocês nao "gostam tanto"
deixam-vos sempre uma aprendizagem
pode ser negativa...
mas é uma aprendizagem, nomeadamente para dizermos
"não sei por onde vou, mas sei que não vou por aqui".
acreditem, sonhem e lutem,mas lembrem-se ninguém é alguem sozinho
e são os outros que nos ajudam a ser quem somos.
nunca digam "não tenho tempo", porque somos nós que o constrimos e gerimos.
boa sorte e trabalho para todos
está quase no fim, falta menos do que pensam.
beijinhos muito grandes de alguém que até à 3 meses estava no vosso lugar.
nunca desitam, lutem que vão conseguir.

Andreia Leite (Ex. Aluna do curso Educação de Infância, concluido no ano transacto)

09 outubro 2006

Obrigada Turma!


Tenho consciência que cada vez mais, torna-se difícil chegar a todos! Mas o nosso blog está atingir dimensões "XXL" e gostava que o mesmo se tornasse um dispositivo de verdadeira mutação e inquietação interior.
Comentem, publiquem links e acima de tudo acreditem na pertinência do mesmo porque "Não importa o tamanho dos obstáculos , mas o tamanho da motivação que temos para os superar " e mais que isso é a relação de confiança que mantemos deliberadamente umas com as outras acreditando sempre que "A confiança é um edifício difícil de ser construído , fácil de ser demolido e ainda mais difícil de ser reconstruído." Cury, Augusto (2004)
Obrigada a todos pela contribuição que têm dado para o desenvolvimento deste blog.

Sara Silva

Did�ctica da L�ngua em Rede - Educa�o de Inf�ncia

Did�ctica da L�ngua em Rede - Educa�o de Inf�ncia



Amanhã passaremos o testemunho a outras colegas.... Obrigada pelos vossos contributos, sugestões e partilhas. Mantenham o entusiasmo e continuem a participar activamente.
Aqui também construimos o nosso futuro!...

Em nome do grupo e em nome pessoal, desejo-vos muita sorte e força de vencer! Desistir é palavra proibida! :)

Beijinho, Ana Rocha

08 outubro 2006

Língua Portuguesa

Apesar do uso de abreviaturas (ñ, k, qd, ... ) ser uma prática corrente nos nossos dias, gostaria de sugerir que tentássemos manter uma linguagem cuidada e não "atropelássemos" a língua portuguesa.
Obrigada!
Ana Rocha

Bibliografia


Olá turma!

Pensei em utilizarmos o nosso blog para troca de bibliografia.
O que acham da ideia?

Inicio com:
"Ensinar a poesia" Teresa Guedes, Edições Asa
"Formar Crianças Leitoras" Josette Jolibert, Edições Asa.
Ana Sousa

Novo Contributo de Cláudia C.

A Borboleta

Trazendo uma borboleta,
Volta Alfredo para casa.
Como é linda! É toda preta,
Com listas douradas na asa.

Tonta, nas mãos da criança,
Batendo as asas, num susto,
Quer fugir, porfia, cansa,
E treme, e respira a custo.
Contente, o menino grita:
É a primeira que apanho,
Mamãe! vê como é bonita!
Que cores e que tamanho!

Como voava no mato!
Vou sem demora pregá-la
Por baixo do meu retrato,
Numa parede da sala.

Mas a mamãe, com carinho,
Lhe diz: Que mal te fazia,
Meu filho, esse animalzinho,
Que livre e alegre vivia?

Solta essa pobre coitada!
Larga-lhe as asas, Alfredo!
Vê com treme assustada…
Vê como treme de medo…

Para sem pena espetá-la
Numa parede, menino,
É necessário matá-la:
Queres ser um assassino?

Pensa Alfredo . . . E, de repente,
Solta a borboleta . . . E ela
Abre as asas livremente,
E foge pela janela.

Assim, meu filho! perdeste
A borboleta dourada,
Porém na estima cresceste
De tua mãe adorada . . .

Que cada um cumpra sua sorte
Das mãos de Deus recebida:
Pois só pode dar a Morte
Aquele que dá a Vida!

Olavo Bilac


A Boneca

Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.

Dizia a primeira: "É minha!"
— "É minha!" a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.

Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.

Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.

E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca . . .

Olavo Bilac