Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

02 fevereiro 2007

Como quem costura um conto...







... é a proposta da APEI (Associação de Profissionais de Educação de Infância) no Atelier Marionetas de Dedo a realizar no CAP (Centro de Apoio Psicoeducacional) nos próximos dias 10 e 17 de Fevereiro.
Para Animadores de Bibliotecas, Profissionais de Educação, Contadores de Histórias, Pais.




É uma iniciativa bastante interessante e ainda por cima é na semana de exames, se alguém tiver oportunidade que a agarre só é pena ser tão longe.




Beijos Sara Silva

A Par e Passo até ao Trabalho de Projecto





Muito me espanta o decorrer deste blog. Apesar de haver participações quase diárias são quase sempre das mesmas pessoas. Quando encontrei este artigo pensei: é mais um para colocar no blog e foi então que comecei a recordar quando este era um espaço de partilha constante como li neste artigo sobre um trabalho de projecto. Mas depois também reflecti: não é justo para os frequentadores assiduos não terem acesso a este artigo e assim decidi publicar mais que não seja para sensibilizar para um trabalho de qualidade e de cooperação.


Então cá vai


A Par e Passo até ao Trabalho de Projecto

O primeiro passo foi dado quando algumas alunas disseram:
- Queremos experimentar o Trabalho de Projecto.
O interesse foi crescendo. As primeiras experiências foram entusiasmando as alunas e também as crianças com quem realizam o estágio.
A notícia foi-se espalhando:
- Afinal não é assim tão difícil!
Percebendo que ainda há muito a aprender e que a partilha de experiências é um processo importante, decidimos realizar um Projecto sobre Trabalho de Projecto. E assim surge o blog a par e passo que pretende ser um espaço de partilha de bibliografia e do processo de investigação e de descoberta do Trabalho de Projecto. Um espaço de colaboração que irá crescendo, a par e passo, com o contributo de cada um de nós.

Que tal? dá inveja não dá? Então pensem e reflitam o que vamos fazer deste nosso espaço quando acabar o semestre.

Beijos Sara Silva

As histórias e os livros na Infância de pais e filhos

Encontrei este artigo numa das pesquisa aos cadernos de educação de Infância e decidi partilhar com vocês. Apesar de ser um trabalho com 10 páginas está bastante interessante e apetecível de se ler. Espero que gostem, beijos Sara Silva http://cei.no.sapo.pt/edicoes/2005/investigacao_74.pdf

Uma história para pensar.

Entrei apressado e com muita fome no restaurante. Escolhi uma mesa bemafastada do movimento, porque queria aproveitar os poucos minutos quedispunha naquele dia, para comer e acertar alguns bugs de programação numsistema que estava a desenvolver, além de planear a minha viagem de férias,coisa que há tempos que não sei o que são.Pedi um filete de salmão com alcaparras em manteiga, uma salada e um sumo de laranja, afinal de contas fome é fome, mas regime é regime não é?Abri o meu portátil e apanhei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:- Senhor, não tem umas moedinhas?- Não tenho, menino.- Só uma moedinha para comprar um pão.- Está bem, eu compro um.Para variar, a minha caixa de entrada está cheia de e-mail.Fico distraído a ver poesias, as formatações lindas, rindo com as piadasmalucas.Ah! Essa música leva-me até Londres e às boas lembranças de tempos áureos.- Senhor, peça para colocar margarina e queijo.Percebo nessa altura que o menino tinha ficado ali.- Ok. Vou pedir, mas depois deixas-me trabalhar, estou muito ocupado, estábem?Chega a minha refeição e com ela o meu mal-estar. Faço o pedido do menino, e o empregado pergunta-me se quero que mande o menino ir embora.O peso na consciência, impedem-me de o dizer.Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga o pão e, mais uma refeiçãodecente para ele.Então sentou-se à minha frente e perguntou:- Senhor o que está fazer?- Estou a ler uns e-mail.- O que são e-mail?- São mensagens electrónicas mandadas por pessoas via Internet (sabia queele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de questionáriosdesses):- É como se fosse uma carta, só que via Internet.- Senhor você tem Internet?- Tenho sim, essencial no mundo de hoje.- O que é Internet ?- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas,notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar,aprender. Tem de tudo no mundo virtual.- E o que é virtual?Resolvo dar uma explicação simplificada, sabendo com certeza que ele poucovai entender e deixar-me-ia almoçar, sem culpas.- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos tocar, apanhar,pegar... é lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer.Criamos as nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamosque fosse.- Que bom isso. Gostei!- Menino, entendeste o significado da palavra virtual?- Sim, também vivo neste mundo virtual.- Tens computador?! - Exclamo eu!!!- Não, mas o meu mundo também é vivido dessa maneira...Virtual.A minha mãe fica todo dia fora, chega muito tarde, quase não a vejo,enquanto eu fico a cuidar do meu irmão pequeno que vive a chorar de fome eeu dou-lhe água para ele pensar que é sopa, a minha irmã mais velha sai tododia também, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, porque ela voltasempre com o corpo, o meu pai está na cadeia há muito tempo, mas imaginosempre a nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedosde natal e eu a estudar na escola para vir a ser um médico um dia.Isto é virtual não é senhor???Fechei o portátil, mas não fui a tempo de impedir que as lágrimas caíssemsobre o teclado.Esperei que o menino acabasse de literalmente "devorar" o prato dele,paguei, e dei-lhe o troco, que me retribuiu com um dos mais belos e sincerossorrisos que já recebi na vida e com um "Brigado senhor, você é muitosimpático!".Ali, naquele instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em quevivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel nos rodeia de verdade efazemos de conta que não percebemos!

Telma Martins

O espelhinho

Naquela terra não havia espelhos. Nem nunca tinha havido.
Era uma aldeia longe de tudo, onde nada chegava. Nem espelhos.
Uma vez, o senhor Chamisso, lá da aldeia, foi à cidade. Ih, que assombro! Ruas, carros, gente com pressa, casas altas de pasmar...
Atarantado, o senhor Chamisso o que queria era voltar para a sua aldeia. Ia a passar por uma loja e viu, na montra, um espelho.
-Olha o retrato do meu pai - exclamou.
O pai do senhor Chamisso tinha morrido há anos e não era de estranhar que o filho estivesse parecido com ele.
Entrou na loja e comprou o espelho. Depois, com o espelho embrulhado debaixo do braço, voltou para a aldeia.
Chegou já era noite.
Na manhã seguinte, quando acordou, virou-se para a mulher, ainda meio estremunhada, e disse-lhe:
- Calcula o que eu encontrei, na cidade. Nem mais nem menos do que o retrato do meu pai. Vai tu ver, que o deixei embrulhado, na cozinha.
A mulher calçou os chinelos e, ainda desgrenhada e mal pronta, foi ver.
Quando desembrulhou o espelho, indignou-se:
- Ai que mentiroso que é o meu marido. A dizer que tinha trazido o retrato do pai, quando o que trouxe para casa foi o retrato de uma marafona, com cara de porca.
E foi fazer queixa à mãe.
- Só queria que a mãe visse a feiosa que ela é, toda mal pronta e esguedelhada. Uma pouca-vergonha de uma mulher!
- Deixa estar, filha, que eu vou ver e, se for como tu dizes, a gente dá uma desanda no teu marido.
A mãe foi espreitar o espelho.
- Ai que velha avantesma! - gritou.
Com o susto, largou o espelhinho, que caiu no chão e se partiu em mil bocados.
Pois foi assim tal e qual.
Naquela família continuaram a não saber o que era um espelho... Melhor para eles...
António Torrado

Telma Martins

01 fevereiro 2007

Uma criança, um(a) educador(a)...., um código muito especial

Os nossos meninos não são os de antes... trocaram os brinquedos de madeira pelos sofisticados brinquedos de luzes e som, que só com o simples toque numa tecla fazem aparecer o mundo fantástico da electrónica.
As educadoras não são as de antes... Fotocopiam, ampliam, colam papéis de texturas maravilhosas e reconstroem pegadas de animais pré-históricos só com o simples acto de misturar água e gesso...
Mas há coisas que não mudam que o tempo e os anos respeitam... o olhar de uma criança de mão dada com o/a seu/sua educador(a) e o contacto silencioso, caloroso, são sinais entranhados de um código único, de um sentimento porfundo de amizade.
Uma criança e o/a seu/sua educador(a)... são capazes de tudo. Podem passar horas juntos escutando cantigas, resolvendo problemas com caricas e pauzinhos ou simplesmente a brincar com a imaginação. Podem fazer as maiores invenções e tentar salvar o mundo plantando uma árvore.
Não são as crianças de antes... As educadoras e os educadores não são os de antes... O mundo não é o de antes...
Mas há coisas que não mundam, a capacidade de deslumbramento, a força da natureza, olhar de uma criança e o carinho de um(a) educador(a) que se entrega sem condições dia-a-dia, que sonham e trabalham juntos por um mundo melhor, com um código único, eterno, poderoso, indestrutível: o de uma profunda amizade.
Cecilia Sabbatini

Beijinho
Elizabeth Santos

31 janeiro 2007

Rimas


Sempre Criança

Rosa Clement, © 2001

Menino, vem, vou te levar pra ver
paisagens pra brincar,
não vais querer crescer:
Veja quem vai nos levar
por esse pedaço de céu.
É o meu cavalo Carrossel...
Com o teu jeito de criança,
vais teimar com o vento,
e rir das marcas dos teus pés pelos caminhos.
E um dia já distante,
em uma janela da cidade,
lembrarás desses campos,
com saudades...

O Leão apaixonada


Certa vez, um leão se apaixonou por uma moça do campo, filha de um lenhador.
Ficou doidinho pra casar com ela. O pai da moça não gostou nada, nada da história.
Era um pretendente muito perigoso, aquele!Chegou pro leão e Disse:
_Obrigada, sua proposta muito me honra, mas eu não quero casar minha filha tão já!
O leão ameaçou devorar o pobre homem,que, então, fingiu concordar:
_Eu o admiro muito, senhor leão! Calma!
Mas só deixo minha filha casar com o senhor se o senhor arrancar todos os dentes da boca e cortar essas garras enormes!
O leão, muito apaixonado pela mocinha, fez o que o lenhador mandou. Voltou banguela e sem as enormes garras afiadas que possuia.O lenhador, agora sem um pingo de medo daquele bicho manso que estava a sua frente, pegou um pedaço de pau e tocou o leão bem pra longe de sua casa.
Moral da história: Perder a cabeça por amor não dá certo, sempre acaba mal...
Dulce

30 janeiro 2007

O que nos espera o futuro?

Olá meninas.

Sei que acabou a gestão do blog por grupos, o que vai acontecer a este blog agora?
Vamos ficar por aqui? Ou vamos continuar a deixar as nossas ideias, textos, artigos, poemas, histórias, entre outros?
Por mim este blog continuava a existir, será que está alguém disposto a colaborar para o seu crescimento?
Espero que sim, sugiro que cada uma publique as suas coisas sempre que quiser, ficando assim o blog responsável por todas.

Telma Martins.

28 janeiro 2007

É Preciso...






E assim passámos o nosso testemunho, agradecemos a vossa participação e não se esqueçam é sempre preciso acreditar.....acreditar na união...(Cláudia, Dulce e Lurdes)

Adivinhas



Para que serve uma adivinha? Pois para testar a rapidez do raciocínio, para medir as forças mentais entre quem pergunta e quem responde. Ah, e mesmo a memória também anda metida nisto de diversos modos. e mais uma vez vamos por a vossa rapidez de raciocínio....Estas adivinhas fazem parte do nosso património cultural e como tal devem ser resguardadas do esquecimento...

ESTAO PRONTOS PARA RESPONDER?...
ENTAO AQUI VAI!


1-O que faz um burro à sombra?

2-Quantas curvas à e Portugal?

3-Qual é a ratoeira de caçar ratos que se escreve com quatro letras?

4-Qual é a terra mais direita de Portugal?

5-O que fazem seis pardais em cima de um ramo de uma árvore?

6-Qual é o animal mais parecido com a gato?

(Cláudia, Dulce e Lurdes)