Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

12 janeiro 2007

Olá Colegas...

Encontrei um site fantástico para esta época que se aproxima, o Carnaval...
Espero que consigam tirar algumas ideias.

http://www.tibooparc.com/fetes00.htm
Beijinhos e bom trabalho.
Cláudia Costa

O Melhor de Ti


0 homem é irracional, ilógico, egocêntrico: não importa, ama-o. Se praticares o bem, dirão que o fazes por egoísmo e com segundas intenções: não importa, pratica o bem. Se realizares os teus objectivos, encontrarás quem te obstacula: nao importa, realiza-os. O bem que fazes hoje talvez amanhã venha a ser esquecido: não importa, faz o bem. A honestidade e a sinceridade tornam-te vulnerável: não importa, sê honesto e sincero. Tudo o que construíste pode vir a ser destruído: não importa, constrói. As pessoas que ajudas-te, porventura não te agradecerão: não importa, ajuda- as. Dás o melhor de ti às pessoas, e atiram-te pedras: não importa, dá o melhor de ti.


Madre Teresa de Calcutá

Dêem o melhor de vocês e partilhem connosco! Não tenham receio de partilhar, porque só assim aprenderemos algo. "É sábio olhar para trás, pois é avaliando a tortuosidade de nossas pegadas que poderemos garantir um caminho mais certo para o futuro."
(autor desconhecido)


Beijos Sara Silva

11 janeiro 2007

QUAL É A ORIGEM DO CARNAVAL?

O CARNAVAL
São várias as versões sobre a origem da palavra CARNAVAL. No dialeto milanês CARNEVALE quer dizer: "o tempo em que se tira o uso da carne", pois o CARNAVAL é propriamente a noite anterior à quarta-feira de cinzas.


OS CARNAVAIS FAMOSOS
Os realizados em Veneza, Nice, o de Florença, Nápoles, Alemanha, Rio de Janeiro, Olinda e principalmente o de Salvador.


O SIGNIFICADO DO CARNAVAL
É A MAIOR MANIFESTAÇÃO DE CULTURA POPULAR DO BRASIL, ao lado do futebol. Misto de folguedo, festa e espetáculo teatral, que envolve arte e folclore. Na sua origem, o CARNAVAL surge como uma festa de rua. Porém, na maioria das grandes capitais, acabou sendo concentrado em recintos fechados, como os sambódromos e os clubes. Para muitos, a festa é apenas um show de televisão.

ACONTECEU NO IMPÉRIO ROMANO
A origem do CARNAVAL vem de uma manifestação popular anterior a era cristã, tendo se iniciado na Itália com o nome de SATURNÁLIAS, festa em homenagem a Saturno. As divindades da mitologia greco-romana, BACO e MOMO, dividiam as honras nos festejos, que aconteciam nos meses de novembro e dezembro. Durante as comemorações, em Roma, acontecia uma aparente quebra de hierarquia da sociedade, já que escravos, filósofos e tribunos se misturavam em praça pública. Com Júlio César, na expansão do Império Romano, as festas tornaram-se mais animadas e freqüentes, principalmente quando o imperador retornou do Egito. Na época ocorriam verdadeiros bacanais.


NA ERA CRISTÃ
No início da era cristã começaram a surgir os primeiros sinais de censura aos festejos mundanos na medida em que a Igreja Católica se solidificava. Querendo impor uma política de austeridade, a Igreja determinava que esses festejos só deveriam ser realizados antes da QUARESMA.


NA ITÁLIA
Os italianos então adotaram a palavra CARNEVALE "abstenção da carne", sugerindo que se poderia fazer CARNAVAL, ou o que passasse pelas suas cabeças, antes da QUARESMA, numa espécie de abuso da carne, do carnal.



Esta é só uma dica que podem dar às crianças acerca do significado e origem do Carnaval, mas vamos tentar construir com elas o que entendem por esta festa...

NÃO PERCAM A ESPERANÇA

Ainda bem que gostaram do site, mas até agora ainda não partilharam connosco nenhuma informação.
Porém, eu própria posso afirmar, com veracidade, o quão está a tornar-se difícil o nosso dia-a-dia. O facto de haver trabalhos ao mesmo tempo que as nossas aulas, juntamente com o nosso Projecto, a Prática Pedagógica (estágio), o planear de actividades com as nossas crianças.
Contudo, não percam a esperança.
Vamos enfrentar esse "lobo mau" que aí vem, porque isto é somente o fim do princípio da nossa Vida.


"No início da vida, cada um de nós recebe um bloco de mármore e as ferramentas necessárias para dele fazer uma escultura. Podemos arrastá-lo intacto aos nossos pés, podemos reduzi-lo a pó, ou podemos dar-lhe uma forma gloriosa."

Richard Bach

09 janeiro 2007

iGuinho. O Portal do iG para crianças.

iGuinho.
O Portal do iG para crianças.

Estava à procura de sites que falassem da época que se aproxima - o Carnaval - e encontrei este site que tem uma apesentação muito engraçada.

E como amanhã começa uma nova semana de estágio com as nossas crianças e, em algumas Instituições, as actividades que já vão ser abordadas com as crianças remetem para a época festiva que se aproxima, queríamos propôr-vos a apresentação de sugestões sobre o Carnaval das crianças, desde fotografias de desfiles carnavalescos, roupas de Carnaval, máscaras , festas, etc. Porém, o que gostávamos mesmo era de saber qual o significado do Carnaval para as vossas crianças.

Afinal quais as diferenças e a sua respectiva importância? Ora vejam...

Em geral - Crianças e Jovens em geral - Respostas sociais
Informação produzida e actualizada pela
Direcção-Geral da Segurança Social

Quais as respostas sociais?

AMA
Resposta social desenvolvida através de um serviço prestado por pessoa idónea que, por conta própria e mediante retribuição, cuida de crianças que não sejam suas parentes ou afins na linha recta ou no 2º grau da linha colateral, por um período de tempo correspondente ao trabalho ou impedimento dos pais.
Objectivos
- Apoiar as famílias mediante o acolhimento de crianças, providenciando a continuidade dos cuidados a prestar;
- Manter as crianças em condições de segurança;
- Proporcionar, num ambiente familiar, as condições adequadas ao desenvolvimento integral das crianças.
Destinatários- Crianças até aos 3 anos de idade.
Disposições Legais e Técnicas Enquadradoras da Resposta- Decreto-Lei n.º 158/84, de 17 de Maio;- Despacho Normativo n.º 5/85, de 18 de Janeiro.

CRECHE
Resposta social, desenvolvida em equipamento, de natureza sócio-educativa, para acolher crianças até aos três anos de idade, durante o período diário correspondente ao impedimento dos pais ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto, vocacionado para o apoio à criança e à família.
Objectivos
- Proporcionar o bem estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar através de um atendimento individualizado;
- Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças;
- Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado;
- Prevenir e compensar défices sociais e culturais do meio familiar.
Destinatários- Crianças até aos 3 anos de idade.
Disposições Legais e Técnicas Enquadradoras da Resposta- Despacho Normativo n.º 99/89, de 11 de Setembro;- Guião Técnico n.º 4, Creche, editado pela ex-DGAS, aprovado em 29/11/1996;- Orientação Técnica, Circular n.º 11, de 24/06/2004.

ESTABELECIMENTO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Resposta, desenvolvida em equipamento, vocacionada para o desenvolvimento da criança, proporcionando-lhe actividades educativas e actividades de apoio à família. Resposta com intervenção integrada da Segurança Social e da Educação.
Objectivos
- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança e proporcionar-lhe condições de bem estar e segurança;
- Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem e desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
- Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;- Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade;
- Apoiar a família através de fornecimento de refeições e de prolongamentos de horários com actividades de animação sócio-educativa.
Destinatários- Crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico.
Disposições Legais e Técnicas Enquadradoras da Resposta- Lei n.º 5/97, de 10 de Fevereiro;- Decreto-Lei n.º 147/97, de 11 de Junho;- Despacho Conjunto n.º 268/97, de 21 de Agosto.

CENTRO DE ACTIVIDADES DE TEMPOS LIVRES
Resposta social, desenvolvida em equipamento ou serviço, que proporciona actividades de lazer a crianças e jovens a partir dos 6 anos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares e de trabalho, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, prática de actividades específicas e multi-actividades.
Objectivos
- Criar um ambiente propício ao desenvolvimento de cada criança ou jovem, por forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um;
- Colaborar na socialização de cada criança ou jovem, através da participação na vida em grupo;
- Favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/ estabelecimento, em ordem a uma valorização, aproveitamentoe rentabilização de todos os recursos do meio;
- Proporcionar actividades integradas num projecto de animação sócio-cultutral, em que as crianças possam escolher e participar voluntariamente, considerando as características dos grupos e tendo como base o maior respeito pela pessoa;
- Melhorar a situação sócio-educativa e a qualidade de vida das crianças;
- Potenciar a interacção e a inclusão social das crianças com deficiência, em risco e em exclusão social e familiar.
Destinatários- Crianças e jovens a partir dos 6 anos de idade.
Características das actividades integradas nos modelos de intervenção referidos: Acompanhamento/inserção- actividades de animação de rua e actividades de porta aberta;
Prática de actividades específicas- desporto, biblioteca, ludotecas, ateliers de expressão, cineclubes, clubes de fotografia e quintas pedagógicas;
Multi-actividades- actividades diferenciadas desenvolvidas nos ATL tradicionais.
Disposições Legais e Técnicas Enquadradoras da Resposta- Despacho Normativo n.º 96/89, de 11 de Setembro;- Guião Técnico n.º 13, Centro de Actividades de Tempos Livres, editado pela ex-DGAS, Despacho do SEIS de 23/03/98.

CENTRO DE FÉRIAS E LAZER
Resposta social, desenvolvida em equipamento, destinada à satisfação de necessidades de lazer e de quebra da rotina, essencial ao equilíbrio físico, psicológico e social dos seus utilizadores.
Objectivos
Proporcionar aos utentes:
- Estadias fora do quadro habitual de vida;
- Contactos com comunidades e espaços diferentes;
- Vivências em grupo, como formas de integração social;
- Promoção do desenvolvimento do espírito de inter-ajuda;
- Fomento da capacidade criadora e do espírito de iniciativa.
Destinatários- Todas as faixas etárias da população e à família na sua globalidade.Disposições Legais e Técnicas Enquadradoras da Resposta - Guião Técnico n.º 9, Colónia de Férias, editado pela ex-DGAS.

A solicitação destas respostas é efectuada nas instituições de apoio social prestadoras de serviços, cuja listagem pode ser disponibilizada nos Centros Distritais de Segurança Social.


Todos estes sectores são relevantes para que haja resposta à sociedade geral, mais especificamente aos Progenitores, Educadores. Portanto, não vamos colocar de parte nenhum dos anteriores. Cada um tem diferentes funções, mas juntas formam um Todo.
A Educação Geral...

Vânia Leal
Cláudia Costa

A Lenda do Bolo-Rei


Quando o Menino Jesus nasceu, os três Reis Magos vindos do Oriente, foram adorar o Menino Jesus e dar-lhe presentes. Pelo caminho iam a discutir, porque queriam saber qual seria o primeiro a adorar o Menino.

Uma velhinha que passava na estrada ouviu a discussão e meteu-se na conversa, dizendo que lhes resolvia o problema. Assim, fez-lhes um bolo onde meteu frutos secos, um brinde e uma fava. A quem saísse o brinde seria o primeiro a adorar o Menino, quem saísse a fava seria o último, a quem não saísse nada era o segundo.

Contam os antigos que assim sucedeu. A Lenda espalhou-se por todo o mundo e ainda hoje é costume comer-se o bolo rei nesta época. Dizem que a côdea simboliza o ouro, o miolo e as frutas a mirra e o cheirinho que o bolo liberta o incenso.


EB1 de Cetos, 8 de Janeiro de 2004

Rafael Luís Pinto Rodrigues

Achei muito interessante espero que gostem!
Beijos Sara Silva

A sementinha semeada na terra pode desenvolver-se.
Porém, é necessário dar-lhe "alimento" para que possa desabrochar, crescer e espalhar um perfume.


O nosso Blog para chegar ao patamar onde chegou teve que ser:

  • Semeado
  • Cuidado
  • Alimentado

Porém, foi difícil alcançar e albergar tantas opiniões, tantos artigos, tantos documentários, entre outros, mas nada foi impossível...

Vamos fornecer a esta planta mais "alimento" e espalhar ainda mais perfume.

Bem vindos (as)

Cláudia Costa
Vania Leal



Ser Criança...

Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias,
sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor-de-rosa,
cheio de pipocas.
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é chorar sem saber porquê.
Ser criança é querer ser feliz.
Ser criança é se esconder para nos preocupar.
Ser criança é errar e não assumir o erro.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é derramar uma lágrima para nos sensibilizar.
Ser criança é isso e muito mais.
É nos ensinar que a vida, apesar de difícil,
pode tornar-se fácil com um simples sorriso.
É nos ensinar que criança só quer carinho e afecto.
É nos ensinar que, para sermos felizes,
basta apenas olharmos para uma criança.

(Nilse Caldas César)

Cláudia Costa e Vânia Leal

08 janeiro 2007

Caras colegas...

Informamos que esta semana quem irá gerir o nosso Blog sou eu (Cláudia Costa) e Vania Leal.
Agradecemos a colaboração de todos, porque só assim conseguimos prosseguir este caminho
Muito Obrigada
Beijinhos

Ano Novo, Vida Nova e Novos Gestores do Blog...

"Um gesto tão simples!

Colocar uma planta num pequeno vaso...

E, ao longo dos anos,

Crescerão folhas,

Espalhará perfume pelo ar..."