Didáctica da Língua em Rede - Educação de Infância

Na era das TIC impunha-se a criação de um espaço de formação interactiva, complementar à vida da sala de aula. Aqui está ele! Aberto à publicação de textos, imagens, pedidos de ajuda, sugestões...Aqui está a possibilidade de continuarmos e explorar as potencialidades da nossa língua portuguesa. Enviem as vossas publicações para educinf@hotmail.com. Todos seremos poucos. Bem-vindos!!! ENDEREÇO PARA "POSTAGENS": educinf@hotmail.com JMCouto

28 outubro 2006

Dia Mundial da 3º Idade

No Dia 29 de Outubro festeja-se o dia Mundial da 3ª idade.
Como tal achei interessante publicar este poema, para lembrar o quanto é importante ter AVÓS. http://www.melzinhas.com/para_os_avos/avos7_titulo.gif
Num porta-jóias, num baú, num cofrezinho,
Guardam moedas, selos, fotos, alianças,
Cartas antigas, bibelôs e bilhetinhos,
Que revisitam quando querem ser crianças.

No coração, guardam saudades e lembranças,
Tempos felizes e, quando querem sonhar,
Fecham os olhos, sorriem, entram na dança
De um velho tempo que não pode mais voltar.

Quando estão tristes, basta só que um dos netinhos
Pequenininhos venha com eles brincar,
Trocando doces travessuras por carinhos,
Que eles voltam a sorrir e a sonhar.

Há tanta história na vida desses avós
Que se a gente pudesse ouvi-los contar,
Perceberíamos que nós, sim, estamos sós,
Quando não temos nem tempo para escutar.

Quanto mistério há em cada coração
De cada avô, de cada avó e nós nem sabemos
Tanta aventura, tanto amor, tanta paixão,
Vivemos tanto... e diante deles, o que temos ?

São tão sozinhos, mas guardam tantas lembranças
E o que querem de nós, senão o respeito ?
Ah... meus avós, quando a dor nos faz crianças,
Que bom seria apertá-los contra o peito...
(Luiz Gilberto de Barros - Luiz Poeta)

Beijinhos Catarina Sousa

O Futuro do Sistema Educativo Português


Os futuros docentes, do pré-escolar ao fim do Secundário, irão ter no mínimo o grau de mestre e os grupos de recrutamento irão passar dos actuais 31 para apenas 16 perfis (ver exemplos ao lado). O Ministério da Educação (ME) junta educadores de infância com professores do 1.º Ciclo e cria perfil de docente com formação generalista, para as disciplinas centrais, conjuntamente para os dois primeiros ciclos do Básico.

Os sindicatos foram unânimes no aplauso à intenção de introduzir, já a partir do próximo ano, um maior grau de exigência na formação feita pelas universidades. A Federação Nacional do Ensino e Investigação (Fenei), a Federação Nacional de Professores (Fenprof) e Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) concordam com o grau de mestre como patamar mínimo. Paulo Sucena, da Fenprof, diz mesmo que os sindicatos já tinham reivindicado a medida.
Junção de ciclos

Para além da exigência de mestrado, a grande novidade é o perfil n.º 3 - educador de infância e professor do 1.º Ciclo do Básico. Quanto ao perfil n.º 4, professor do 1.º e 2.º ciclos, trata-se de uma inovação, mas não devido à simples junção dos ciclos, ideia de há 20 anos.

A novidade está no facto de se passarem a formar generalistas nas áreas centrais dos dois ciclos. O docente ficará habilitado para dar Português, Matemática e Estudo do Meio no 1.º Ciclo. Esta última disciplina acaba por se subdividir no 2.º Ciclo em História, Geografia e Ciências da Natureza. Até agora, formavam-se docentes generalistas ao nível do 1.º Ciclo e especialistas em disciplinas ou grupos disciplinares do 2.º Ciclo. "Na prática, houve grandes dificuldades de implementação, até pelo facto de a transição entre os dois primeiros ciclos significar a passagem de um para 10 docentes, algo que causava problemas de adaptação aos alunos. Queremos traçar um perfil de docente como noutros países, isto é, generalista nos dois ciclos", afirma Valter Lemos, secretário de Estado da Educação.

Ao nível das Ciências, os perfis de "Biologia e Geologia", tal como o de "Física e Química", assemelham-se, na sua designação, aos grupos de recrutamento já existentes, mas a exigência ao nível da formação para as duas áreas dentro do respectivo grupo não existia. Ou seja, um professor formado em Física pode dar Química e vice-versa. A obrigatoriedade de formação nas duas áreas colmata o problema, não podendo o candidato ter menos de 50 créditos em cada uma das disciplinas e mínimo de 120 no conjunto das duas.

O Processo de Bolonha diz que o 1.º Ciclo corresponde à licenciatura de três anos (180 créditos) e o 2.º Ciclo ao mestrado, que poderá durar até dois anos (vale até 120 créditos).

Pedro Araújo
Fonte: Jornal de Notícias, dia 28/10/2006

Pais Brilhantes Professores Fascinantes


Olá! Companheiras desta longa jornada...
Passei para vos dar uma sugestão, sobre uma obra que já li várias vezes e que considero fundamental, que todas nós tenhamos conhecimento, pois tal como me aconteceu, acredito que a mesma, leva a uma reflexão sobre o nosso papel enquanto educadoras e até mesmo a estar mais alerta a determinados aspectos da nossa prática que, possivelmente, de outra forma passariam despercebidos. O que acredito, não poderá acontecer, de forma alguma, pois temos entre mãos o futuro do mundo e não podemos por isso, passar “ingenuamente” desinteressadas, visto que a nossa tarefa é Educar e como defende o autor da obra, Augusto Cury " Educar é ser artesão da personalidade, um poeta da inteligência, um semeador de ideias.", sendo que, para o cumprimento de todas estas tarefas o primordial… …
É ESTAR ATENTO.
Boa leitura :)

Carina Fernandes nº29955

Celebrar o Dia de Todos os Santos

Em Portugal, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedinho, as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus".
Passeiam assim por toda a povoação e ao fim da manhã voltam com os seus sacos de pano, cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!
Há povoações em que se chama a este dia, o "Dia dos Bolinhos".
Depois, almoça-se e vai-se ao cemitério pôr flores nas campas dos familiares já falecidos. Porquê? Por causa do
Dia de Finados
Antigamente todas as pessoas iam pedir o "Pão por Deus" porque havia muita pobreza e havia mesmo necessidade de pedir.
Normalmente as pessoas punham as mesas com o que tinham em casa (comida e bebida) e, quando chegavam os pobres, entravam e comiam à vontade e à saída ainda lhes davam mais alguma coisa.
Hoje já só pedem as crianças para não se perder a tradição. E mesmo assim, só nas terras mais pequenas. Sabias que aí é costume neste dia as pessoas confeccionarem broas para comerem e darem?

Como recordar é viver decidimos partilhar convosco o que se passava antigamente no dia de todos os santos, pois o dia 1 de Novembro está a aproximar-se.

Perguntam vocês:
Mas afinal como é que se pedia o pão de Deus?

Ao pedir o "Pão por Deus", cantam-se as seguintes cantilenas enquanto se anda de porta em porta:

"Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus."
Ou então:
"Bolinhos e bolinhos
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu'estão mortos, enterrados
À porta daquela cruzTruz! Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentada num banquinho
Faz favor de s'alevantar
P´ra vir dar um tostãozinho."
Quando os donos da casa dão alguma coisa:
"Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho."
Quando os donos da casa não dão nada:
"Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto."

Ana Monteiro
Cecília Pinto
Vera Magalhães

Educar

Educar é como
instalar um motor num barco.
Há que medir, pesar, equilibrar...
e pôr tudo em marcha.
Para isso, cada um de nós tem
que levar na alma
um pouco de marinheiro,
um pouco de pirata,
um pouco de poeta
e um quilo e meio de paciência
concentrada.
Mas é um consolo sonhar
que esse barco-menino,
enquanto nós trabalhamos,
pode ir muito longe, por essas águas fora.
Sonhar que esse navio
levará a nossa carga de palavras
até portos distantes,
até ilhas longínquas.
Sonhar que, quando um dia, por fim,
dormir a nossa própria barca,
em barcos novos seguirá
a nossa bandeira desfraldada.
F.Gainza
Muitos Beijinhos Zita

27 outubro 2006

Crianças para sempre

Comprei recentemente um livro que me tem encantado: Crianças para Sempre do conhecido psicólogo Eduardo Sá. Se tiverem oportunidade, não deixem de o ler.
"É bom ser (por dentro) criança para sempre. Ter a vista na ponta dos dedos, ver os «intestinos» das coisas e perguntar «porquê?». (...) É bom crescer com os pés na Terra... e com a cabeça na Lua, com projectos e com sonhos, sensiveis e sensatos, mas crianças... para sempre. Os pais não são uma enciclopédia nem os professores estão proibidos de de engasgarem. A escola, sejam quais forem os graus de ensino, pode ser um «jardim-de-infância», onde se brinque com os pais e com os professores na procura dos porquês."
"Como hei-de entender os meus pais quando eles parecem sentir-me, às vezes, tão complicado? terão sido, alguma vez pequenos como eu?... Tento percebê-los, mas reconheço que é muito difícil educá-los. Ás vezes desespero e, nos maus dias, chego a desabafar: «Educa uma criança os pais para isto!...»
SÁ, Eduardo, Crianças para Sempre, Lisboa: Oficina do Livro, 2006
Preço: 12.5€.
Agora que já vos abri o apetite, despeço-me com... boas leituras!
Ana Rocha

O Proceso de Bolonha

Olá a Todas!
O Ministério de Educação vai impor mestrado aos professores e educadores, segundo o artigo pode entrar em vigor já para o ano.
Como este assunto nos interessa a todas, decidi partilhar convosco no nosso blog.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=61&id_news=248287

Bjs, Eunice Cunha

Obrigado Eunice pelo teu contributo, nós também fizemos uma pequena pesquisa sobre este assunto, que para todas nós tem muita importância. Partilhamos convosco um artigo do Jornal o Publico, publicado hoje.
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1274739

Ana Catarina
Cecília Pinto
Vera Magalhães

Aborto Sim ou Não?

Olá, Pessoal!
Pois bem, hoje decidi falar duma tema que nos invade o nosso dia a dia através dos média. Assim convido-vos a ver este filme e a opinar sobre esta questão: Aborto Sim ou Não!
Vocês decidem!
http://youtube.com/watch?v=RsH-UFtzMIE.

Beijos Sara Silva

Literatura infantil e educação para os Valores

Objectivos O livro infantil:
Que livros, para que e para quem?
Critérios de escolha - implicações no desenvolvimento social, afectivo, linguístico, moral e estético da Criança. Vários tipos de relação entre textos e ilustração.
A literatura para crianças no séc. XXI e a literatura de tradição oral: Conceitos de versão de um texto, adaptação, reescrita, subversão. Autores contemporâneos e literatura de tradição oral: O valor da memoria cultural dos povos: Na Poesia - jogos semânticos, ritmo e musicalidade: Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria, Matilde Rosa Araújo, Manuel Alegre, etc. Na Narrativa - dimensões ideológicas, pedagógicas e estéticas: António Torrado, Alice Vieira, Luísa Dacosta Agustina Bessa-Luis, etc.
A literatura infantil e a educação intercultural: a compreensão do outro e o respeito pela diferença. Abordagem de autores Portugueses e estrangeiros: Manuela Bacelar, Ana Saldanha, Eduardo Agualusa, Tomi ungerer, etc.
A literatura infantil e o respeito pela Natureza: perspectivas Ecológicas em textos poéticos e narrativos. Abordagem de autores Portugueses e estrangeiros: Maria Alberta Meneres, Clara Pinto Correia, José Sousa Braga, Umberto Eco, etc.
Ficha Técnica Concepção e Realização Maria da Natividade Pires (Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e fez Mestrado em Literatura Comparada Portuguesa e Francesa, em 1987. Lecciona varias disciplinas na Escola Superior de Educação de Castelo Branco e autora de vários artigos publicados em revistas e jornais.)
Local Biblioteca Municipal de Ovar
Data e horário 16 e 17 de Novembro de 2006 09h30/12h30 * 14hOO/17hOO
Duração 2dias (12 horas)
Catarina Sousa

Qual Será a solução?

Primeiro que tudo obrigado pela vossa colaboração.
Agora querem saber quais são as soluções!?

1. Qual é coisa
Qual é ela
Que tem dentes
e não come?
O Pente
2. Tem coroa e não é rei
Tem escamas sem peixe ser
Além de servir para doce
É fruta, podes comer?
O Ananás
3. Qual é coisa
Qual é ela
Branco é
Galinha o põe…?
O Ovo
4. Qual é coisa
Qual é ela
Que se veste no verão
E se despe no Inverno?
Árvore

Ana Monteiro
Cecilia Pinto
Vera Magalhães

26 outubro 2006

As Adivinhas


Na literatura infantil o mais comum é falar-se de textos, narrativas, histórias, mas não nos podemos esquecer que a poesia, adivinhas, lengalengas, entre outros, também estão incluídas na literatura infantil; desta forma deixamos aqui algumas adivinhas direccionadas para crianças.
Gostávamos que nos deixassem a resposta às mesmas e mais logo publicaremos as correctas respostas…Boa Sorte!

1. Qual é coisa
Qual é ela
Que tem dentes
e não come?

2. Tem coroa e não é rei
Tem escamas sem peixe ser
Além de servir para doce
É fruta, podes comer?

3. Qual é coisa
Qual é ela
Branco é
Galinha o põe…?

4. Qual é coisa
Qual é ela
Que se veste no verão
E se despe no Inverno?

Ana Monteiro
Cecilia Pinto
Vera Magalhães

Jogo Dramático


A descrição de actividades práticas de jogo dramático espontâneo e as indicações para a organização do espaço, constituem para as educadoras de infância, um guião orientador, importante recurso para a sua actividade, enquanto profissionais da Educação de Infância. É sempre bom nós como boas educadoras podermos fomentar este espírito na criança.



AGUILAR, Luís. Jogo Dramatico Espontâneo: Livrexpressão, 2000, 150p. ISBN
Preço:17.50 Euros


Esta obra dá pois a conhecer um modelo de intervenção educativa para o jardim-de-infância, modelo esse que se distingue, pelo recurso a uma das actividades mais significativas e naturais da criança dos três aos seis anos: o jogo dramático espontâneo.

Um beijo para Todas
Salomé Rodrigues

É preciso sonhar ...

Olá, Colegas!
Num momento menos alegre neste dia, encontrei algo que me fez crer que o importante na mesma é não deixar de sonhar!
Assim apelo-vos a todas que sonhem!
http://www.youtube.com/watch?v=vk8Bjcv8J18

Lembrem-se também da música " Pedra Filosofal que nos diz: "Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida".

Beijos Sara Silva

Bebéteca ...

Olá a todas!
Depois de uma breve pesquisa encontramos um site interessante que queremos partilhar convosco.
É o site do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas. Deixamos assim um proposta para todas vós:

Local: Biblioteca Municipal - Oliveira de Azeméis

Data: 09/10/2006 a 31/12/2006

Descrição: Interpretação dos sinais - Como descodificar as reacções às histórias: 29 de Novembro, das 10.00 às 11.30

Técnicas avançadas de dinamização: 14 de Dezembro, das 10.00 às 11.30

Contactos Informações e inscrições: 256 688 367 (Telefone)

http://www.iplb.pt/pls/diplb/!get_page?xid=2159

Ana Monteiro
Cecília Pinto
Vera Magalhães

25 outubro 2006

"História De Uma Gaivota E Do Gato Que A Ensinou A Voar"

Não podia deixar de vos apresentar umas breves citações de uma lindíssima fábula, oferecida pelo autor Luís Sepúlveda, que transmite uma grande mensagem de esperança: a "História De Uma Gaivota E Do Gato Que A Ensinou A Voar".
A história de um gato grande, preto e gordo – o Zorbas. Um dia, uma formosa gaivota apanhada pela maré negra de petróleo deixa ao cuidado de Zorbas, momentos antes de morrer, o ovo acabara de pôr.
Este gato cumprirá as duas promessas, que neste momento dramático vê-se obrigado a fazer: criar a pequena gaivota e ensinar-lhe a voar. A tarefa de fazer de pais de uma cria de gaivota não será fácil. No entanto, nada é impossível.
“Muitos dias passou o gato (…) deitado junto do ovo, protegendo-o, aproximando-o de si muito suavemente (…). Foram longos e incómodos dias (…), pois via-se a cuidar de um objecto sem vida, de uma espécie de frágil pedra, (…).” “…Zorbas dormitava, (…). Acordou com umas cócegas na barriga. Abriu os olhos e não pode deixar de dar um salto quando viu que, por uma greta do ovo, aparecia e desaparecia uma pontinha amarela.” “Ditosa cresceu depressa, (…). (…) era uma jovem e esbelta gaivota de sedosas penas cor de prata.” Entretanto, Zorbas procurou amigos para o ajudarem em como iria ensinar Ditosa a voar. Mas Ditosa não compreendia porquê que tinha que aprender a voar, porém não queria. Depois de Zorbas lhe explicar que era uma gaivota, ela conformou-se, até que: “… viram três gaivotas voando lá em cima, muito lá no alto. (…) A jovem gaivota observava o voo das suas congéneres e, sem se dar conta disso, estendia as asas.” Ditosa aprende a voar com a ajuda preciosa de Zorbas e dos seus amigos.
Esta magnífica história é mais uma, entre tantas obras, infanto- juvenil. Porém, esta tem, para mim, um carácter muito especial.
No entanto, a mensagem que pretendo transmitir é a sua semelhança (da história) com aquilo que nós, Educadores, devemos passar para cooperar no processo de crescimento de uma criança.
Não se esqueçam de ensinar sempre, toda a Criança, a voar (ser livre e autónoma), pois todas têm asas...
Referência Bibliográfica: SEPÚLVEDA, Luís, História De Uma Gaivota E Do Gato Que A Ensinou A Voar, Edições ASA, Porto, 1997.
Vânia Leal

Debate Nacional sobre Educação

Olá colegas.
Consta neste site o modo como vamos melhorar a Educação nos próximos anos?
A Assembleia da República decidiu promover, conjuntamente com o Governo, um Debate Nacional sobre Educação, por ocasião dos vinte anos da publicação da Lei de Bases do Sistema Educativo (1986-2006).
O Conselho Nacional de Educação foi mandatado para organizar este Debate.
Resultado final: Debate Nacional sobre Educação.
Toda a opinião conta em: www.debatereducacao.pt
Já que temos direito, vamos opinar...
Vânia Leal

Manter a escola e a memória/ Notícia JN


A pedido do professor José Couto venho publicar esta notícia que nos leva a uma reflexão de problemas ligados à educação.
Por Manuel Correia Fernandes professor aposentado há decisões que são inimigas da educação mas úteis para cumprir a lei ou reduzir os custos
José Mota:
1.Não pode deixar de causar perturbação ao universo educativo o que desde o final do ano lectivo passado tem vindo a ser noticiado e discutido sobre duas escolas da cidade do Porto.

Halloween


O Dia das Bruxas surgiu há dois mil anos quando os povos Celtas festejavam o fim do verão, o início do Ano Novo e as fartas colheitas. A comemoração original chamava-se Samhain, também conhecida como o Dia das Almas, pois acreditava-se que na noite de 31 de Outubro realizava-se o encontro entre o mundo espiritual e carnal Rezam as lendas que para visitarem o mundo terreno, os mortos do ano anterior regressavam e reencarnavam nos vivos. Algumas pessoas dizem que os espíritos regressavam para cometer atrocidades, fazer mau-olhado nas colheitas e originar danos materiais. Outras pessoas garantem que os Celtas acreditavam que as almas pertenciam aos membros superiores da Igreja Católica e eram inofensivas. No séc. XIX, os irlandeses implantaram a festa do Halloween nos Estados Unidos. Desde que este evento começou a ser celebrado, o dia 31 de Outubro tornou-se numa festa tradicional infantil na qual as crianças se fantasiam e pedem guloseimas de casa em casa, dizendo tricks or treats - travessuras ou doçuras.
Sara Silva

Não Ouço, Não Falo, Não Vejo

Mais uma vez encontramos uma imagem que nos despertou curiosidade, esta imagem está baseada na conhecida representação dos três macacos, que “Não Ouvem”, “Não Falam” e “Não Vêem”.
Na nossa perspectiva, os livros são também parecidos com esta imagem dos macacos, pois os livros são Surdos, mudos e cegos, mas dão-nos a oportunidade de ver, ouvir e falar sobre eles ou sobre o que nos estão a transmitir.

Serão por isso os livro os nossos melhores amigos?
Gostávamos que reflectissem e partilhassem connosco a vossa opinião!..


Ana Monteiro
Cecília Pinto
Vera Magalhães

Preparação para o Natal


Olá colegas!
Sei que a intensidade e a fugacidade do tempo, nos faz sentir mais ansiosas e nervosas. Assim decidi, e porque está a aproximar-se o natal, presentiar-vos com momentos de descontracção.

A ceia de Natal
— Mãe, por que é que se mata peru no Natal?
— Porque é uma tradição, meu filho.
— E o galo?
— O galo? O que é que tem o galo a ver com essa história?
— Por que é que só ele tem direito a missa?
Sara Silva

24 outubro 2006

História "O coelho e o cachorro"

Olá Meninas,

Falamos sobre o valor da Amizade no nosso blog e a Sara até nos presenteou com um poema intitulado “Amizade”.
Consultando as minhas “coisas”, encontrei este texto que me faz ver o quanto os amigos são importantes para nós, o quanto sentem a nossa falta e o quanto precisam de nós e nós deles…
Leiam, reflictam e comentem…

Um beijo,
Sílvia Ferreira
O Coelho e o Cachorro
Eram dois vizinhos. Um deles comprou um coelhinho para os filhos. Os filhos do outro vizinho logo pediram também um animal de estimação ao pai. O homem comprou um pastor alemão. O outro vizinho ficou muito preocupado:
- “Mas ele vai comer o nosso coelho!”.
- “Não! De maneira nenhuma!”- respondeu o outro – “O meu pastor é ainda um cachorrinho. Vão crescer juntos, fazer amizade. Conheço bem situações dessas. Não há problema nenhum!”.
E parece que o dono do cachorro tinha razão. Juntos cresceram e amigos ficaram. Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa. As crianças estavam muito felizes.
Um dia, o dono do coelho foi passar o fim-de-semana fora com a família e o coelho ficou sozinho. Isto na sexta-feira. No domingo, à tardinha, o dono do cão e a família estavam a lanchar, quando entrou o pastor alemão na cozinha. Que horror! Trazia o coelho entre os dentes, todo imundo, rebentado, sujo de terra e, claro, morto. Quase mataram o cão.
- “O vizinho estava certo! E agora!?”.
- “E agora eu é que quero ver!”.
A primeira providência foi bater no pobre animal, escorraçá-lo, para ver se ele aprendia um mínimo de civismo e boa vizinhança. Claro, só podia dar nisso! Mais algumas horas e os vizinhos iam chegar!
- “E agora?”. Todos olhavam uns para os outros. O cão rosnava lá fora, lambendo as pancadas.
- “Já pensaram como vão ficar as crianças?”.
- “Calem-se!”.
Não se sabe exactamente de quem foi a ideia, mas era infalível.
- “Vamos dar um banho ao coelho, deixá-lo bem limpinho, depois secamo-lo com o secador da mãe e colocamo-lo na casota dele no quintal do vizinho”.
Como o coelho não estava muito entrelaçado, assim fizeram. Até perfume lhe puseram. Ficou lindo, parecia vivo, diziam as crianças.
Umas três horas depois ouviram a vizinhança chegar. Notaram o alarido e os gritos das crianças.
- “Descobriram!”.
Em menos de cinco minutos o dono do coelho veio bater à porta do vizinho. Branco, lívido (extremamente pálido), assustado. Parecia que tinha visto um fantasma.
- “O que foi? Que cara é essa?”.
- “O coelho... O coelho...”.
- “O que tem o coelho?”.
- “Morreu!”.
Todos: -“Morreu? Ainda hoje à tarde parecia tão bem...”.
- “Morreu na sexta-feira!”.
- “Na sexta?”
- “Foi. Antes de viajarmos as crianças enterraram-no no fundo do quintal!”.

A história termina aqui. O que aconteceu depois não importa. Ninguém sabe. Mas a personagem que mais cativa nesta história, é o pastor alemão. Imagine o pobre do cão que, desde sexta-feira, procurava em vão pelo amigo de infância, o coelho. Depois de muito farejar descobriu o corpo. Morto. Enterrado. O que faz ele? Provavelmente com o coração partido, desenterra o pobrezinho e vai mostrá-lo aos seus donos. Provavelmente até chorou, mas ninguém compreendeu e logo começou a levar pancada. O cão é o herói. O malfeitor é o dono do cão. O ser humano. Sim, nós mesmos, que não pensamos duas vezes. Para nós o cão é o irracional, o assassino confesso. E o homem continua a achar que um banho, um secador de cabelo e um perfume disfarçam a hipocrisia, o animal desconfiado que há dentro de nós. Julgamos os outros pela aparência, mesmo que tenhamos de deixar essa aparência como melhor nos convier. Maquilhada, disfarçada. Coitado do cão. Coitado do dono do cão. Coitados de nós, animais racionais.

(Autor desconhecido – recolha de Eugénia Sousa – Praia de Mira in “ O Libertador” da Obra Frei Gil).

"O quadro que não quer acabar"


“Há livros de que apenas é preciso provar, outros que têm de se devorar, outros, enfim, mas são poucos, que se tornam indispensáveis, por assim dizer, mastigar e digerir.” Francis Bacon
Por isto e muito mais os livros desempenham um papel tão importante e fundamental no crescimento (intelectual) de cada um de nós, e foi a pensar nisto que encontramos um novo livro, intitulado “O quadro que não quer acabar”, de Celeste Maia que apesar de ainda não o conhecermos, sabemos que se trata de uma história não convencional; além disto ficamos bastante interessadas quando lemos algumas palavras do seu recenseador, António Couto Viana, que entre outras coisas refere que “o quadro lhes dera a conhecer um mundo novo e aventuroso, rico de sonho e imaginação, distante da vida monótona que haviam conhecido até ali. E, como diria Sebastião da Gama: "Pelo sonho é que vamos!"”

Queremos também informar, que este livro irá ter o seu lançamento no dia 16 de Novembro às 10h30 e 14h30, na Biblioteca Municipal de Gaia, a entrada é livre e o publico alvo é o infanto-juvenil.

Para quem o quiser adquirir:
Titulo: “O quadro que não quer acabar”
Autor: Celeste Maia
Editora: Dom Quixote
Categoria: Literatura - Conto
Ano: 2006

Ana Monteiro
Cecilia Pinto
Vera Magalhães

Jogos Divertidos

Olá Colegas!
Gostava de partilhar com vocês jogos on-line que nos farão melhorar no desenvolvimento da língua materna.
Quem é que não se lembra do jogo da forca?
Quem é que não gosta de fazer umas palavras cruzadas?
Ordenar provérbios, São capazes?
Enfim…inúmeros jogos que nos vão ajudar e divertir. Espero que gostem.
Sara silva

Uma imagem que leva a mil perguntas!

Durante uma pequena pesquisa pela Internet, o nosso grupo deparou-se com uma imagem, que da nossa perspectiva está tão bem conseguida que rapidamente nos surgiram algumas perguntas…
…até que ponto pode um livro de fantasia tornar-se realidade?
…pode um livro apoderar-se dele próprio? Ou de nós, simples leitores?
…ou seremos nós que queremos que o livro e a sua história se tornem realidade?

Gostávamos que partilhassem connosco o vosso comentário ou opinião sobre a mesma imagem!
Ana Monteiro
Cecilia Pinto
Vera Magalhães

23 outubro 2006

Olá a todas!

Hoje encontrei um site interessante que partilho
convosco:http://www.professoresinovadores.com.pt/
Neste site a Rede de Professores Inovadores partilham o interesse de melhorar
o ensino e a aprendizagem através do uso inovador das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC).
Eunice Cunha

Ler para desenvolver...

Como sabemos, o Livro é um utensílio privilegiado, principalmente, para o desenvolvimento cognitivo, bem como para o desenvolvimento da imaginação, criatividade e do próprio mundo da criança. Desta forma, nós como educadoras, através dos livros devemos e podemos proporcionar à criança diversos momentos lúdicos e de aprendizagem, onde esta possa sonhar e voar pelo seu imaginário, sem se aperceber que se está a desenvolver.
Por ser tão importante a leitura na infância, deixamos aqui alguns livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, mas se quiserem saber mais um pouco desta iniciativa podem pesquisar em: http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt

LIVROS RECOMENDADOS PARA JARDINS-DE-INFÂNCIA
DESTINADOS A LER EM VOZ ALTA / CONTAR / TRABALHAR NA SALA DE AULA


AUTORES
TÍTULOS*
EDITORAS
ISBN

Ballon
O coelhinho cenouras aprende a contar
Ambar
972-43-0372-1

Balton, Bill
Quando eu for grande
Âmbar
972-43-0642-9

Beck, Ian
Amigos
Caminho
972-21-1443-3

Body, Wendy
Mico e as horas
Texto Editora
972-47-2963-X

Boy, Armelle
O grande livro de Tom e lés
Dom Quixote
972-20-1789-6

Burgeois, Paulette
Franklin ajuda o próximo
Asa
972-41-4374-0

Bussolati, Emanuela
O circo das cores
Asa
972-41-1795-2

Butterfield, Moira
Onde está?
Texto Editora
972-47-2942-7

Cabrera, Jane
Quadrado azul
Dom Quixote
972-20-2376-4

Eric, Hill
Os ovos de Páscoa do bolinha
Presença
972-23-0984-6

Farcy, Colin
Os crocodilos não lavam os dentes
Âmbar
972-43-0862-6

Ferreira, Elvira
O lobo com bom coração
Nova Gaia
972-712-279-5

Gay, Marie-Louise
Bom dia Simão
Livros Horizonte
972-24-1227-2

Gervais e outro
Na escola
Miosótis
972-8779-14-3

Ana Monteiro

Cecilia Pinto

Vera Magalhães

Nova Semana, Novas Perspectivas...

Olá turma do 4º ano de Educação de Infância!
Como já devem ter reparado esta semana é um novo grupo que vai orientar o blog. Pretendemos despertar o interesse de cada um de vós. E como? Querem saber?!
O Blog das Curiosidades...diz-vos alguma coisa?
Durante esta semana decidimos dar ao nosso Blog um titulo diferente para que desta forma, o mesmo possua uma variedade de informações utéis para o nosso futuro pessoal e profissional.
E como "nada se constrói sozinho" contamos com a vossa colaboração para que este Blog seja uma fonte de aprendizagem e inovação!
Ana Monteiro
Cecilia Pinto
Vera Magalhães

22 outubro 2006

A hora de passar o testemunho

Olá a todos!

Esperamos que nestes sete dias, nos quais o blog ficou ao nosso cuidado, vocês se tenham
divertido, aprendido e partilhado tanto quanto nós. Aqui foram publicadas informações sobre variadíssimos assuntos, assim como partilhados sentimentos, emoções e opiniões.

Queremos agradecer pela vossa constante participação e interesse. Vocês fizeram com que este blog não se tornasse numa memória de um projecto falhado, mas sim numa realidade cheia de movimento e vida! Desejamos que o próximo grupo possa continuar a contar com o vosso apoio, dedicação e empenho, nesta caminhada que se iniciou à algumas semanas.

Obrigada a todos, por não terem deixado esmorecer este sonho! Continuem a mostrar que acreditam, que acreditam em vocês, que acreditam em nós, que acreditam no nosso blog!

Beijinhos a todos!

Cláudia, Diana e Fátima

Segunda-Feira

"Querer ser bem sucedido sem trabalhar duro, é como querer colher sem plantar." (David Bly)

Um Bom início de semana para todos vós e bom trabalho!
Sara Silva


http://www.youtube.com/watch?v=LEd8M1wZDTw

Primeiro Dicionário

Construído como um dicionário, este livro serve de porta de entrada a leitores muito novos que queiram saber o significado das coisas ou que estejam na idade dos porquês.
Com excelentes ilustrações e com a informação bem escrita sobre dezenas de palavras e conceitos, desde «abaixo» a «zumzum» passando por «web», «rei», «oxigénio», «ioió», «calendário» ou «Aquário».


Nos nossos centros de estágio, podemos fazer o nosso próprio dicionário com as crianças. Este é apenas um exemplo do que podemos fazer. Aproveitem e incentivem as crianças pelo gosto da leitura e dos livros!


Um beijão para todas Nós
.
Salomé Rodrigues






O Meu Primeiro Dicionário

Porto Editora -19,90 €

Amizade

Amizade
Fruto de Verdade!
Será um amigo,
O que concorda sempre contigo?


Um colega pode concordar,
Um amigo faz-te pensar.
Um colega diz sempre que sim,
Um amigo acompanha-te até ao fim.
Um colega diz-te o que queres ouvir,
Um amigo faz-te sentir.
Um colega prefere dar,
Um amigo preza partilhar.
Um colega diz-te por onde andar
Um amigo prefere ser o teu par.

Enfim tudo para dizer
Que aqui podes deter, uma amiga a valer.

Sara Silva (20-10-2006; 1:10)

Beijos
Sara Silva