In Cadernos de Educação de Infância
Jan./Mar. 2005
Ler com os cinco sentidos
"A verdadeira leitura faz-se com os 5 sentidos."
Mafalda Milhões
mafalda.milhões@iol.pt
«Antes de começar o artigo permitam que me apresente e que explique o porquê desta
colaboração que agora começa.
Sou responsável por um projecto editorial a que demos o nome de O Bichinho de Conto. A ambição deste projecto é construir uma comunidade de leitores inteligente, criativa e activa culturalmente na nossa sociedade e no mundo.
O nosso objectivo é mostrar a todos o quão poderosos são os contos, por isso trabalhamos com livros, crianças e adultos de todas as idades.
Conheci a APEI e o seu trabalho à relativamente pouco tempo, na verdade conheci este
projecto através da Elvira Cristina Silva e do seu gosto pelos livros e pelas histórias. Ela contou-me a sua história e eu contei-lhe a minha. Acabámos por trocar ideias e eu aceitei este desafio de escrever sobre livros para todos aqueles que dedicam o seu tempo à formação dos futuros crescidos deste país.
Antes de falar de um livro em especial ou de tipos de livros, é para mim muito
importante que percebam como eu interpreto e olho para a chamada “Literatura
Infantil”.
É fundamental que todos vocês saibam que leitura é muito mais que juntar letras umas
às outras e que os verdadeiros leitores são aqueles que sonham, ouvem e sentem
enquanto lêem. Sabiam que todas as crianças são bons leitores? Muitas delas deixam de o ser quando lhes ensinam a juntar letras umas às outras.
Os livros de imagens são contentores mágicos que promovem as primeiras leituras e
por isso devem ser usados sempre que é necessário, não apenas na infância. Se fosse
assim, teríamos de saber quando acaba a infância de cada indivíduo. Teríamos de
saber quando é que cada pessoa deixa de sonhar. No que me toca eu prefiro não o saber e continuar a alimentar a infância com contos e livros.
Acreditem ou não, os livros de imagens não têm preço...
E se tudo isto acontece comigo, que sou crescida, imaginem só com uma criança!
Imaginem só que nesta página cabem 1345 elefantes, duas baleias e uma mosca, mas só quem sabe ler é capaz de o ver.
O Meu posso puxar com um fio conseguem ver?
A Inês diz que a Elga puxa um gigante e o Pedro diz que a nuvem que está presa ao fio
está carregadinha de chuva molhada e por isso é muito pesada.
Pois é…
Sonhar, inventar, mentir e criar são quatro palavras que derivam da palavra ler.
Dito desta forma, esta frase parece uma mentira com trinta pernas, mas se pensarmos
bem rapidamente chegamos à conclusão de que este disparate está na base da construção de um bom leitor.
Ora vejam:
O sonho resulta de todos os estímulos que são oferecidos pelo conto; a invenção é a
resposta inteligente que acontece sempre que existe um bom contador; a mentira é
acreditar que o sonho acontece; a criação é a característica humana que nos lembra
que existe uma criança dentro de nós.
Aos olhos das crianças o sonho acontece, a invenção é uma mentira pequenina e a
mentira é uma “coisa” feia, a criação faz parte do dia-a-dia e por isso não é valorizada.
O afecto juntamente com estas quatro componentes fazem
da leitura uma necessidade na vida de qualquer ser
humano e a companhia mais terna que eu conheço.
É por isso que valorizar o sonho, descodificar as invenções
e perceber as mentiras é muito importante. A criação deve
ser admirada, vista com infinita ternura e muito respeito. Se
tudo isto acontecer vai ser mais fácil perceber as histórias,
ouvi-las, contá-las, vê-las, senti-las e tocá-las.
O livro “O Meu e o Teu”, de Peter Geißler e Almud Kunert, editado pel’O Bichinho de
Conto, é, sem dúvida nenhuma exemplo de tudo isto. É também uma boa prenda para
adultos que sabem ler.»
Artigo retirado do site da APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância.
Para receberem a revista "Cadernos de Educação de Infâmcia", é só ir ao site da APEI, e a revista sai quadrimestralmente e fica por 10 euros por ano. Por isso, sugerimos que aproveitem esta oportunidade, porque está revista contém artigos muito interessantes.
Bjs,
Elizabeth, Eunice e Zita